A páscoa está chegando e muita gente aproveita esta época para complementar a renda com a produção de ovos de chocolate e produtos típicos.
Foi pensando em conseguir um dinheiro extra nesse período do ano que Ângela Camargos começou há mais de 20 anos atrás a confeccionar ovos de páscoa caseiros. Após iniciar na páscoa a empreendedora patense viu na confeitaria uma profissão, se especializou e hoje comercializa doces e bolos por encomenda e também expõem seus produtos nas feiras livres do município, ganhando muito reconhecimento pelos clientes, porém a páscoa é sempre seu ponto forte, onde aposta bastante, principalmente em novidades.
A confeiteira ressaltou que apesar do alto valor da matéria prima encontrada no mercado este ano, está confiante que o período possa ser de boas vendas, investindo em ovos tradicionais e também em muitas novidades que prometem movimentar o setor de ovos artesanais.
A capacitação é importante para que o profissional tenha conhecimento de todo o processo de produção, da cozinha ao valor final do produto, segundo a analista de alimentação do Sebrae, Mayra Viana. A especialista destacou que é importante também saber dar preço aos produtos para que o empreendedor não tenha prejuízos.
A analista do Sebrae reforçou, ainda, que a divulgação do trabalho finalizado e a diversidade de produtos são essenciais para o crescimento do negócio, principalmente na internet.
O Sebrae preparou algumas dicas para quem pretende buscar na páscoa uma opção de renda extra.
1. Pense fora da caixinha
Pode parecer estranho, mas não é só de doce que vive um negócio durante a Páscoa. Procure também inovar na forma de apresentar o produto. Invista em embalagens, laços, colheres de boa qualidade, tags personalizadas. Chamar a atenção do cliente é importante e estratégico.
Aproveite também o poder das redes sociais para divulgar suas criações e novidades.
Você pode usar o Instagram para postar fotos dos seus produtos, divulgar preços ou até mesmo apostar em promoções para os seus clientes. O Facebook pode ser uma ótima ferramenta para divulgar vídeos promocionais do seu negócio, mostrando seu processo de criação e opções de produtos disponíveis. O WhatsApp Business vai ajudar com as encomendas. O Facebook Messenger também. Ele pode ficar conectado ao seu perfil comercial nesse canal.
2. Aposte na customização
Lembre-se de que cada cliente é único. Um grande diferencial dos doces artesanais é a possibilidade de customização com opção de encomendas personalizadas. Dar ao cliente possibilidades de escolha e de combinação de sabores e produtos é uma solução que oferece mais autonomia a ele e que pode atender a um público maior.
Lembre-se de que alguns clientes estão em busca de verdadeiros presentes em forma de doce. Outros procuram pequenas lembrancinhas. Por isso, é muito importante conhecer o seu público-alvo e apresentar propostas diferenciadas para os principais perfis de consumo.
3. Explore também novos nichos de mercado
Vivemos um momento em que cada vez mais pessoas estão preocupadas em manter uma alimentação saudável. Oferecer uma linha fitness pode ser uma aposta de sucesso. O público que frequenta academias e tem uma dieta regrada faz com que alternativas menos calóricas sejam pensadas. Os doces feitos com o Whey Protein e com menor adição de açúcar são uma excelente opção de negócio visando a quem segue uma dieta alta em proteínas e baixa em calorias.
4. Conquiste pelo recheio
Investir na diversificação de sabores é uma opção de negócio altamente válida para os mais diversos produtos especiais de Páscoa. Aposte em um leque de opções que envolva recheios tradicionais, frutas e também sabores regionais. Dessa forma, a sua empresa valoriza os gostos do cliente e aproveita vantagens características que a sua região oferece.
5. Ofereça brindes ou mimos
Faça um cálculo levando em consideração o valor médio gasto pelos clientes. Avalie a possibilidade de oferecer brindes durante o período que antecede a data. Itens de papelaria como cartões ou marcadores de livro ou mesmo entregas em domicílio sem custos são diferenciais para atrair e fidelizar seus clientes.
Não se esqueça de que existem diferentes possibilidades para pagamento em cartão, como crédito e débito. Portanto, vale a pena investir e pesquisar sobre as opções e escolher alguma que se encaixe melhor no seu negócio.