Na manhã deste sábado (08/07), a Prefeitura de Patos de Minas, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, realizou a entrega oficial do Centro de Oncologia Doutor Paulo Borges. O espaço, instalado no térreo do novo prédio anexo ao hospital, começou a funcionar no último dia 28 de junho, com o serviço habilitado desde dezembro de 2022.
A nova estrutura conta com: recepção, sala de quimioterapia, sala de medicação, postos de enfermagem, leitos para quimioterapia, sala de estabilização, farmácia, consultórios, DML, expurgo, copa, depósitos e sanitários.
Desde a habilitação os serviços já vinham sendo realizados na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. Neste momento, com a entrega oficial do novo espaço para atendimentos oncológicos, os pacientes passam a contar com uma estrutura física que visa promover ainda mais acolhimento e humanização.
O Centro de Oncologia Doutor Paulo Borges é mantido com recursos da Prefeitura de Patos de Minas e dos governos estadual e federal. Os equipamentos para prestar os serviços foram adquiridos com repasses do município, do Governo de Minas Gerais, da Câmara Municipal e de emendas parlamentares, além da contribuição da sociedade patense, por meio de eventos e doações que auxiliam nas demandas
Segundo informações da ASCOM da Santa Casa, já foram realizados na Santa Casa de Misericórdia os seguintes atendimentos oncológicos:
- 933 sessões de quimioterapia.
- 2.468 sessões de hormonioterapia.
- 2.544 consultas clínicas.
- 4.095 consultas e acompanhamentos com cirurgiões oncológicos.
- 203 cirurgias oncológicas.
- 259 procedimentos exerese de pele.
Patos de Minas é referência no tratamento contra o câncer para 33 municípios da Macrorregião Noroeste. Conforme o último levantamento, realizado em junho, 568 pacientes estão em tratamento dessa doença na cidade. Desses, 26 estão passando por radioterapia no Centro Oncológico AZ, enquanto 542 recebem quimioterapia e hormonioterapia no Centro Oncológico Doutor Paulo Borges.
Vale destacar que o prédio onde funciona a Santa Casa foi cedido pela Fundação Educacional de Patos de Minas (Fepam), responsável também pelos investimentos na ampliação da estrutura física do hospital.