Com o objetivo de ampliar a proteção da população contra a meningite, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) reforça a importância da vacinação como forma mais eficaz de prevenir casos graves e óbitos pela doença. As vacinas contra meningite são oferecidas gratuitamente pelo SUS nas unidades de saúde de todo o estado.
Para melhor aproveitamento e oferta dos imunizantes contra a doença no estado, houve a ampliação do público de forma temporária até 31 de julho ou até a disponibilidade de doses da vacina nos municípios.
A vacina meningocócica ACWY protege contra quatro sorogrupos da doença, os tipos A, C, W, Y, e já é normalmente disponibilizada na rotina do Calendário Nacional de Vacinação para os adolescentes de 11 a 14 anos de idade.
Com a ampliação temporária, a aplicação da ACWY foi estendida aos seguintes grupos:
Público a ser imunizado
- Crianças de 3, 5 e 12 meses de idade – que não receberam nenhuma dose da Meningo C ou ACWY;
- Adolescentes, com idade entre 15 e 18 anos – os não vacinados ou que receberam a última dose da vacina Meningo ACWY há mais de 5 anos;
- Profissionais de saúde – não vacinados com a Meningo ACWY.
- Adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids – é recomendado a aplicação da dose de reforço para aqueles que receberam a vacina meningocócica conjugada (Meningo C ou ACWY) há mais de cinco anos da última dose, seguindo recomendações do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie); e
- Pessoas com 19 anos ou mais de idade, a recomendação da vacinação com a ACWY, quando houver indisponibilidade de vacina Meningocócica C na unidade de saúde.
Por: Morgana Martins / Fonte: Agencia Minas