Ação conjunta entre o Centro de Referência Especializado em Assistência Social e a Polícia Militar resultou na abordagem de 15 pessoas em situação de rua, ontem quinta-feira (17/3). As equipes estiveram no Galpão do Produtor Rural, na orla da Lagoa Grande, na Avenida Marabá e nas ruas Padre Caldeira e Doutor Marcolino. Durante o trabalho, os profissionais do CREAS cadastraram ou atualizaram os dados dos moradores e os orientaram quanto às opções oferecidas para que eles possam deixar a atual condição em que vivem.
Nesta sexta-feira (18), o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo, falou novamente sobre o assunto destacando a importância de ações periódicas de acompanhamento desse público, para que um trabalho efetivo seja realizado, amenizando os problemas gerados.
“Após as constantes manifestações dos moradores, comerciantes e frequentadores daquela região e o trabalho dos veículos de comunicação, pesou a pressão e a opinião pública e o pessoal foi la e fez,” afirmou Braz Paulo.
Braz Paulo elogiou a ação, mas de forma muito enfática destacou a importância de que ações como essas passem a ser realizadas constantemente.
“Precisa ser constante, pelo menos uma vez na semana, é necessário criar o hábito, a pessoa que infelizmente está em situação de rua aqui em Patos de Minas tem os locais próprios onde costumam ficar,” destacou Braz Paulo.
O comentarista também afirmou que apesar da Assistência Social não possuir amparo legal para retirar os moradores das ruas contra a vontade dos mesmo, é necessário que um vínculo seja criado para que um processo de convencimento seja realizado.
Confira a entrevista na íntegra: