Em audiência pública na Câmara dos Vereadores, na quinta-feira (31/05), a secretária de Saúde Carolina Magalhães falou sobre o caso da travesti Shayene, que também é conhecida como “Mística” em Patos de Minas. Ana Carolina disse que Shayene já foi internada três vezes em Uberaba e, em todas, ela voltou com o mesmo laudo que recebeu de médicos patenses.
Segundo a secretária, o que ela tem é uso abusivo de drogas e que, quando ela não esta sob o efeito substâncias, ela causa vários transtornos em sã consciência, sabendo tudo que está fazendo.
Essa semana Shayene foi acolhida pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), novamente, já fizeram todos os protocolos de cuidados, de tratamento. Porém, ela não segue à risca a rotina da medicação, tomando somente quando quer.
A Secretaria da Saúde acionou o Ministério Publico, e junto com o promotor, reuniu os laudos antigos e os novos, pra que se caso ela fizer alguma coisa, ela pode ser encaminhada pra delegacia. Segundo os psiquiatras é “mais fácil ela ser presa do que internada”.
Confira a fala da secretária, do minuto 18 aos 22min25seg: