Nesta quinta-feira (30/03), o Procon de Patos de Minas divulgou um alerta aos consumidores quanto à suspensão da fabricação, comercialização e distribuição de produtos da marca alimentícia Fugini, determinada pela Anvisa. Também devem ser recolhidas maioneses Fugini com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024, assim como dos lotes a vencer em dezembro deste ano com a numeração 354.
O órgão fiscalizador explica que estabelecimentos comerciais e consumidores que possuírem esses lotes do produto não devem utilizá-los. A orientação é entrar em contato com a empresa para que ela faça o recolhimento. Além disso, é recomendado que a população não consuma produtos da marca até novo comunicado da Anvisa.
Segundo divulgado, os fiscais do Procon de Patos de Minas vão percorrer estabelecimentos da cidade orientando os gerentes a respeito da proibição. É importante ressaltar que a suspensão é referente aos produtos fabricados em Monte Alto, São Paulo, e não se estende àqueles produzidos em outras fábricas.
As resoluções nº 1.028 (de 27 de março) e nº 1.051 (de 30 de março) foram publicadas após uma inspeção sanitária na fábrica da Fugini Alimentos Ltda. em Monte Alto identificar falhas graves relacionadas à higiene, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. A fabricação deve ficar suspensa até que a empresa adeque o processo às boas práticas vigentes.
Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor entrar em contato com o Procon pelo telefone 3822-9774 ou procurar a sede do órgão no prédio do antigo Fórum, na avenida Getúlio Vargas. O atendimento é realizado das 12h às 17h30.