Ouça ao Vivo:

Ambulatório de Obesidade é instalado na Clínica de Especialidades; entenda qual público pode ser atendido no local

Para ter acesso ao atendimento, os pacientes aptos ao tratamento precisam procurar a USF de referência

Instalado na Clínica de Especialidades Médicas, que fica no Bairro Nova Floresta e com atendimentos também no anexo da Clínica de Especialidades no campus do Unipam (Bloco D), o Ambulatório de Obesidade já está em pleno funcionamento.

Para ter acesso ao atendimento, as pessoas precisam procurar a USF mais próxima de sua casa, podendo ser encaminhados para o ambulatório pacientes com mais de 16 anos e que preencham os critérios do SUS para cirurgia bariátrica. Estão nessa lista pessoas com IMC

  • igual ou maior que 50;
  • igual ou maior que 40 e que não tiveram sucesso no tratamento clínico, realizado por no mínimo dois anos;
  • igual ou maior que 35, com comorbidades (diabetes melito e/ou hipertensão arterial de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas) sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos.

As consultas serão intercaladas e, caso não haja contraindicação para o procedimento, serão feitos exames laboratoriais, de imagem, endoscopia e avaliação por uma equipe multiprofissional.

O cirurgião geral responsável fará a avaliação e a definição do método cirúrgico a ser realizado.

Os pacientes ainda podem ser encaminhados, a critério médico, para avaliação pneumológica, psiquiátrica ou de alguma outra especialidade, se necessário.

As pessoas que não se enquadrarem nos critérios para o Ambulatório de Obesidade serão encaminhadas para atendimento especializado. Esses pacientes serão triados pelas USFs e acompanhados pelo clínico da unidade e pela equipe multiprofissional da Atenção Básica.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui