Ouça ao Vivo:

Estudantes das escolas públicas municipais de São Gonçalo do Abaeté irão aprender empreendedorismo nas escolas

Ao todo, sete escolas terão a matéria na matriz curricular.

Aproximadamente 730 estudantes das escolas públicas municipais de São Gonçalo do Abaeté serão impactados com a disciplina de educação empreendedora, cooperativa e financeira na matriz curricular deste ano. Instituído por meio de um decreto municipal, o tema começou a ser ministrado para alunos do 1º ao 9º ano da rede de ensino. A ideia é potencializar habilidades e competências empreendedoras nos estudantes, dentro da sala de aula.

Idealizado pelo Sebrae Minas, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), as escolas aplicam os conteúdos de empreendedorismo nos currículos de forma transversal e interdisciplinar ou como disciplina extra, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação. Ao todo, sete escolas terão a matéria na matriz curricular.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Joniane Maria de Oliveira, a familiaridade com a educação empreendedora desde cedo ajuda na formação crítica dos estudantes. “Creio que a abordagem do tema garantirá o protagonismo das nossas crianças, formando cidadãos com mais atitude e cidadania e abrirá um campo vasto de possibilidades para eles no futuro”.

Para capacitar os educadores de São Gonçalo do Abaeté, o Sebrae Minas realizou em fevereiro o curso ‘Jovens Empreendedores – Primeiros Passos’, quando 90 profissionais, entre professores, coordenadores e supervisores, participaram da atividade. “Ao incentivar a cultura empreendedora nas escolas, o Sebrae busca oferecer soluções para dar suporte aos educadores na transposição do conteúdo escolar, utilizando técnicas que articulam o fazer e o conhecimento”, destaca a analista da instituição Érika Martins.

Professora há mais de 20 anos, Diva Dark de Oliveira acredita que a disciplina trará novos conhecimentos e uma visão de mundo mais abrangente. “Embora seja um conteúdo novo também para nós professores, os alunos terão contato com informações que vão possibilitar diversas oportunidades na vida deles e consequentemente gerar impactos para o município, uma vez que isso refletirá no desenvolvimento econômico da cidade ao longo dos próximos anos”.

A expectativa é que o município, com a aprovação da Câmara Municipal, transforme o decreto em lei ainda este ano.

Com informações: Ascom SEBRAE

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>