Em um mundo em que a internet os podcasts e listas de reprodução ganham cada vez mais espaço, o rádio mantém sua relevância, especialmente em causas sociais e na resolução de problemas pontuais nas cidades. É o caso da Rádio Clube 98, que nesta sexta-feira (29/11) completa 84 anos no ar, levando informações e entretenimento para Patos de Minas e região.
A Rádio Clube 98.3 faz parte do Sistema Clube, que inclui as rádios 99.7 e 101.1 (FM Liberdade) e o portal Clube Notícia.
Apesar da emissora ter sido oficialmente inaugurada em 29 de novembro de 1940, a sua história começa em 1935 durante uma festa religiosa em Santa Rita de Patos, atualmente Presidente Olegário, com a compra de um microfone e o sonho de se ter uma emissora de rádio em Patos de Minas.
O microfone e o equipamento de som foram instalados em Patos, na Loja Nova, no edifício Ponto Chic, centro da cidade e transmitia uma programação por alto-falantes colocados no famoso “vai-e-vem” da General Osório.
Juntaram-se a Modesto e Olavo, o engenheiro Eurico de Melo Ribeiro, o farmacêutico João Gualberto Amorim Jr. e Nhonhô Corrêa. Este se encarregou de adquirir uma moderna aparelhagem “Philips”, começando aí a Rádio Melhoramentos de Patos, empreendimento que contou com o apoio do povo, do comércio, da indústria e da Prefeitura, na pessoa do então prefeito Camundinho.
Alguns entre os muitos locutores que passaram pela emissora se destacam:
- Patrício Filho, que iniciou a Campanha de Folias de Reis, que até hoje arrecada recursos financeiros para o Dispensário São Vicente de Paulo;
- Baltazar Guimarães, um dos primeiros locutores da Rádio Clube 98;
- Walico Pereira e Dercílio de Souza (Kid Mosquito), locutores da turma mais antiga, Walico ainda é atuante na Clube.
Atualmente, a Rádio Clube 98 está localizada na avenida Getúlio Vargas, nº 142, no Centro de Patos de Minas. A emissora continua com uma programação diversificada, levando informação e entretenimento para seus ouvintes por meio de uma equipe de jornalistas, técnicos e apresentadores, de domingo a domingo.