Devido às chuvas registradas em Patos de Minas e região nos últimos dias, a elevação do Rio Paranaíba continua chamando a atenção e causado preocupação. De acordo com medição realizada pela Defesa Civil, por volta das 6h desta sexta-feira (13/01), o nível do Rio estava em 10,14 metros acima do nível normal.
O monitoramento vinha sendo feito uma vez por dia desde dezembro de 2022. No entanto, com a intensificação das chuvas tanto em Patos de Minas quanto nos municípios por onde o rio passa – como Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa – a medição passou a ser realizada com mais frequência.
Na última medição realizada ontem, por volta das 22h, o nível do Rio Paranaíba estava em 10,19. Sendo assim, o nível baixou 5cm em aproximadamente 8 horas.
De acordo com o boletim divulgado pela Central de Atendimento Social às Vítimas das Enchentes (CASVE), na tarde de ontem, quinta-feira (12/01), Patos de Minas já tem 28 famílias desalojadas, totalizando 87 pessoas; e outras nove famílias desabrigadas em razão da enchente do Rio Paranaíba, totalizando 22 pessoas.