Patos de Minas já vive o clima natalino, em meio da imponente iluminação, o artesanato autêntico característico dos artistas de Patos de Minas ganha espaço e atrai olhares de admiração e reconhecimento. Foi por meio da união de três consagrados artesãos patenses que o majestoso presépio instalado na entrado do Museu de Patos de Minas (MUP) foi confeccionado.
Adão Marins, Marialda Coury e Tião dos Balaios foram os artistas responsáveis pela obra que transmite, junto à tradição do presépio, a originalidade e o regionalismo patense.
“Desde a gruta que é um balaio de tamanho bem grande, nós fomos colocando todos os personagens usando balaios de bambu, eu quis envolver o senhor Tião dos Balaios para expressar o valor que o trabalho dele tem […] e com isso nós conseguimos fazer um trabalho muito diferenciado. Lá é um cantinho onde o Adão criou uma estrebaria e eu fiz as vestimentas dos personagens”, explicou a artesã.
Segundo Marialda Coury, toda a obra foi pensada para que pudesse ser transferida e aproveitada também em outros ambientes. A artista também convida toda população para conhecer o trabalho.