A partir da próxima segunda-feira (03/10), o Corujão da Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Padre Eustáquio será transferido para a unidade do bairro Sebastião Amorim. Quanto à USF Nova Floresta, não há nenhuma mudanças. Nos dois locais, os atendimentos de casos leves, que não configuram urgência ou emergência, acontecem das 17h às 22h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os atendimentos do Corujão na USF Padre Eustáquio estavam abaixo do esperado, por isso, a transferência. Diante das demandas diárias dessa região, a expectativa é que mais moradores usufruam da assistência médica e de enfermagem ofertada pelo programa.
Segundo a secretária Ana Carolina Caixeta, a mudança tem também o objetivo de levar o programa para mais perto também de outros bairros. “Esse rodízio já era uma possibilidade quando lançamos o Corujão e vimos que pode, sim, ser necessário pra tornar o programa mais efetivo, pra chegar a mais pessoas”, explicou.
Você conhece o Corujão?
O programa Corujão da Saúde é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde criada para ampliar a assistência médica a casos leves, que normalmente dirigem-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Com ele, pessoas que não façam parte de uma USF específica podem ser atendidas nela, durante o Corujão, das 17h às 22h. Antes desse horário, cada unidade de saúde continua com os seus atendimentos eletivos (agendados) e demais trabalhos de rotina, como a vacinação.
O objetivo é reduzir o número de casos leves na UPA durante o horário mencionado, uma vez que as prioridades nessa unidade são as urgências e emergências. Além disso, lá, é seguido o Protocolo de Manchester, em que a gravidade dos sintomas são observados, não a ordem de chegada.