Ouça ao Vivo:

Servidores do SAMU se reúnem com a administração municipal e demonstram insatisfação em relação à regionalização do serviço

Dentre outras questões, os funcionários concursados pedem esclarecimentos sobre seu remanejamento dentro do serviço

Nesta quarta-feira (31/08), servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Patos de Minas se reuniram com a administração municipal para mais uma tentativa de diálogo para incorporação dos funcionários no SAMU Noroeste. Após quase duas horas de reunião, os servidores saíram insatisfeitos com as respostas obtidas.

Ana Carolina Magalhães, secretária municipal de saúde, afirmou que não foi possível realocar os servidores concursados do SAMU municipal para o serviço regional. “Nós não conseguimos, de maneiras administrativas e jurídicas, fazer a incorporação deles no consórcio, por várias questões”, declara, citando motivos financeiros e legais do consórcio intermunicipal. Ela explica ainda que esses servidores devem ser remanejados dentro da Secretaria de Saúde de Patos de Minas.

Ainda de acordo com a secretária de saúde, todas as questões legais foram amplamente avaliadas pela Procuradoria do Município, sendo que existe uma cláusula no estatuto do servidor que regulamenta o reaproveitamento dos profissionais. Neste caso, o serviço municipal não constará mais no organograma da prefeitura, sendo substituído pelo rateio intermunicipal, o que extingue o SAMU Municipal e permite que os servidores sejam realocados para cargos semelhantes.

Segundo Lara Cristina, coordenadora de enfermagem do SAMU Municipal, um dos principais questionamentos dos servidores é “o porquê de o consórcio não querer absorver esses profissionais. Tendo em vista que, para eles, seria extremamente cômodo, já que os próprios funcionários do SAMU de Patos de Minas poderiam treinar e capacitar as outras regiões”. Ela até mesmo ressalta a existência de profissionais que trabalham no serviço desde que ele foi implementado, com mais de 15 anos de experiência.

Além disso, a coordenadora também questiona sobre a base do SAMU em Patos de Minas, pois atualmente ela funciona em um imóvel cedido temporariamente pelo UNIPAM, até que o prédio da antiga UPA da avenida Marabá fosse adequado para receber o serviço. “Estamos, também, aguardando um posicionamento pra ver se vamos continuar lá ou se o prédio da Marabá vai ser cedido até os trâmites do SAMU regional saírem”.

Questionada sobre o que será feito dos equipamentos do serviço, Ana Carolina Magalhães esclareceu que também serão reaproveitados pelo município. Os veículos, por exemplo, devem passar por descaracterização e ser reaproveitados na rede municipal de saúde, integrando o quadro de ambulâncias da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Até o momento, existe apenas uma previsão aproximada de quando a implementação do SAMU Noroeste acontecerá. Que, de acordo com a secretária de saúde, será no final de setembro ou início de outubro de 2022. Enquanto isso, o SAMU de Patos de Minas continua prestando serviço normalmente.

SAIBA MAIS SOBRE O SAMU NOROESTE:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>