Elzo foi o entrevistado deste sábado (30), no programa Bola na Rede da Rádio Clube 98, respondendo perguntas de Marcos Machado e Adamar Gomes. Com ele estavam o empresário João Fagundes, do ramo imobiliário da cidade de Pouso Alegre, Vicente Moreira, o conhecido Bibi, da empresa Pedrão Empreendimentos Imobiliários, além do jornalista Ígor Carvalho, do programa Contraponto, que teve oportunidade de entrevistar o Elzo nessa sexta (29).
Elzo Aloísio Coelho é natural de Serrania, criado em Machado, no Sul de Minas. O ponto alto de sua carreira como jogador de futebol foi disputar a Copa do Mundo no México, em 1986. Era um jogador voluntarioso com muito vigor físico, tanto em clubes como na Seleção e que treinava com afinco, procurando sempre melhor o seu rendimento. Tanto é que, junto a outros craques, foi titular em todas as partidas da seleção, comandada por Telê Santana.
Elzo deu seus primeiros chutes na bola como profissional em 1978 no Pinhalense e não demorou muito para chegar ao Clube Atlético Mineiro em 1984, depois de atuar pela Inter de Limeira. Jogou no Galo em 84, 85 e 86, transferindo-se para o Benfica de Portugal, onde atuou por três temporadas, retornando ao futebol brasileiro para defender o Palmeiras em 1989 e 1990.
Foi titular em todas as partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1986. O time comandado pelo mestre Telê Santana contava com Carlos; Josimar, Júlio César, Edinho e Branco; Elzo, Alemão, Sócrates e Júnior; Muller e Careca. Outras opções do treinador: Casagrande, Edson (lateral), Falcão, Mauro Galvão, Oscar, Silas, Valdo, Zico, os goleiros Leão e Paulo Victor, entre outros.
Na primeira fase, da Copa disputada no México, Brasil não levou gol e derrotou a Espanha por 1×0, Argélia pelo mesmo placar e Irlanda do Norte por 3×0. Nas oitavas, a equipe de Telê Santana goleou a Polônia por 4×0, sendo eliminada nos pênaltis, diante da França, nas quartas-de-final por 4×3, depois de 1×1 no tempo normal.
Os casos e resenhas de sua passagem pelo Galo e pela Seleção, principalmente, rechearam a sua entrevista, que teve boa repercussão entre os ouvintes do programa Bola na Rede e se encontra disponível no Facebook, na página da Rádio Clube 98, além do Youtube. São histórias que dariam, de sobra, para um bom livro do mundo da bola.
Desde 2002, Elzo mantém um projeto social, abrigando quase 500 crianças e jovens, no Instituto Elzo Túlio, que levou esse nome, para homenagear o seu filho único, que perdeu a vida em um acidente aos 15 anos de idade. O projeto utiliza o esporte como ferramenta de socialização.
O Instituto Elzo Túlio é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de estimular o esporte e transformar o futuro das crianças, através da prática esportiva.
Veja vídeo:
Por: Adamar Gomes –
Fotos: Guilherme Camargos