Ouça ao Vivo:

Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo são prorrogadas até o dia 24/6 

Amanhã sábado, 04 de junho, acontecerá em Patos de Minas um mutirão de vacinação

Devido às baixas coberturas vacinais para gripe e sarampo no estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorroga as campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo até o dia 24/6. O comunicado sobre a prorrogação foi emitido pelo Ministério da Saúde (MS), na quinta-feira (2/6), e tem o objetivo de garantir a imunização do público elegível para as duas campanhas, mantendo coberturas vacinais ideais e garantindo a proteção contra as doenças, que são imunopreveníveis. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. 

Amanhã sábado, 04 de junho, acontecerá em Patos de Minas um mutirão de vacinação. Na oportunidade serão disponibilizadas doses da vacina da gripe, sarampo e Covid-19, respeitando os grupos elegíveis para cada vacina.

O mutirão será realizado no ginásio II do Unipam (entrada pela rua Diacuí), de 08 às 15 horas. É necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina. No caso de grupos prioritários também é preciso apresentar documento que comprove essa condição.

VacinaPúblico
GripeGrupos prioritários, como idosos, professores, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, caminhoneiros, pessoas com comorbidades / deficiência permanente.
SarampoTrabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Covid-19Grupos elegíveis, seguindo o intervalo correto entre as doses.

Até essa quinta-feira (2/6), as coberturas vacinais contra a influenza e sarampo em Minas Gerais estavam em 54,6% e 47%, respectivamente. Para a gripe, a meta é de 90% de cobertura vacinal para os grupos prioritários, estimados em 8.299.488 pessoas. Em relação ao sarampo, a campanha de 2022 foi direcionada aos trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de 5 anos – mais de 1,7 milhão de indivíduos – e a meta de cobertura vacinal é de 95%.

“As campanhas de vacinação contra a gripe e contra o sarampo foram prorrogadas até o dia 24/6. Isso só aconteceu porque não batemos a nossa meta. Estamos longe, aliás”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. “O sarampo é uma doença que já tinha sido erradicada em nosso estado e no nosso país e voltamos a ter essa doença em nosso território porque deixamos de lado a vacinação. E também a gripe, pois estamos em um momento sazonal de doenças respiratórias, com muitas pessoas gripando e internando e poderíamos ter este público protegido”, afirmou o secretário, que fez ainda um alerta para a população. “A principal arma contra essas doenças está disponível no posto de saúde. Então, quem ainda não se vacinou e é do grupo do público alvo, vá até o posto e garanta a sua proteção, para que não corra nenhum risco neste período”, completou. 

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, a ampliação da cobertura vacinal contra a influenza e o sarampo tem como objetivo ainda evitar complicações, hospitalizações e óbitos causados pelas duas doenças. “A vacinação é importante, é a forma mais segura e eficaz de interromper a circulação de vírus e evitar a sobrecarga no sistema de saúde. A gripe e o sarampo são doenças sérias e a melhor forma de prevenção é a vacinação”, reforça. 

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui