Entre os dias 12 e 14 de setembro, Patos de Minas recebe o 1º Festival de Gastronomia e Cultura, no Parque de Exposições. O evento vai reunir 14 restaurantes e bares da cidade em uma grande celebração da cultura local, estimulando o turismo e a economia, por meio da gastronomia. A entrada é gratuita, e mais informações estão disponíveis neste link.
Para reforçar a identidade gastronômica e a força da agroindústria de Patos de Minas, foram criados pratos exclusivos para o Festival. Cada restaurante participante precisou usar em suas receitas ao menos dois desses ingredientes: leite, queijo, café, milho e carne suína.
A iniciativa também busca aprimorar a gestão dos empreendimentos. Para isso, todos os estabelecimentos participantes (Alma Restaurante, Barú, Cervejaria Eva, Choperia Boulevard, Cortile Pizzaria, Deck 34, Fettuccine Bistrô, Giotto Cucina e Vino, La Nicota Restaurante, Madame Cacao, Oishi, Mar Restaurante, Pavlova Restaurante, e Sabori) receberam consultorias do programa Prepara Gastronomia, do Sebrae Minas.
Preparação
Desde o lançamento oficial do programa, no mês de abril, os empreendedores receberam consultorias individualizadas sobre gestão integrada, finanças e redução de custos, e melhorias na área de delivery, além de oficinas com chefs de cozinha sobre revisão, preparação e inovação dos cardápios de drinks e alimentos.
De acordo com a analista da entidade Daniele Moreira as capacitações tiveram o intuito de estimular o aprimoramento dos negócios do setor gastronômico na cidade. “O principal objetivo desse suporte empresarial foi auxiliar os empreendedores para que eles possam se fortalecer no setor, contribuindo para uma gestão mais profissional e favorecendo o crescimento do turismo na cidade”, afirma.
O 1º Festival de Gastronomia e Cultura de Patos de Minas é uma realização do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Patos de Minas (SINDHORB), em parceria com o Sebrae Minas e Prefeitura, e apoio de diversas instituições.
Confira a Reportagem da Rádio Clube 98:







