O lançamento da Operação foi realizado as 09h, no Espaço Cultural da cidade de Monte Carmelo, onde estiveram presentes da PMMG a Comandante da Décima Região de Polícia Militar, Coronel Marisa, e o Comandante do 46 BPM, Tenente Coronel Sócrates. Da PMGO esteve presente o subcomandante do 18° BPM de Catalão/9° CRPM. Da PCMG participou o Delegado Dr. Leandro.
A operação teve como finalidade aumentar a segurança real, bem como a sensação de segurança da comunidade, visando a prevenção criminal, a repressão qualificada e a tranquilidade para o cidadão que mora ou transita nos municípios de divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás.
O policiamento preventivo da Operação foi realizado nas modalidades de policiamento ostensivo geral, policiamento rodoviário estadual, policiamento de meio ambiente, aquático e aéreo, realizado pela aeronave de asas rotativas da Polícia Militar “Pégasus”.
A Operação mostrou a integração dessas forças de segurança pública, as quais estão disponíveis e acessíveis a toda população, 24 horas por dia. Foram mobilizados mais de sessenta policiais militares da PMMG e mais de vinte militares da PMGO, além de uma equipe da PCMG, além de uma logística de mais de trinta viaturas.
Além do policiamento ostensivo com ações e operações preventivas, como patrulhamentos em comunidades urbanas e rurais de MG e GO, Blitz de trânsito na divisa de Minas com Goiás, policiamento embarcado com as equipes do policiamento de meio ambiente na represa de Emborcação e no leito do Rio Paranaíba, policiamento com semoventes (cães) e policiamento aéreo, também foram realizadas operações de repressão qualificada, através do cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, obtendo-se o seguinte resultado:
- seis prisões, e
- apreensão dos seguintes materiais
- duas armas de fogo;
- três munições calibre .22;
- alguns tabletes e porções de maconha;
- uma porção de crack;
- seis telefones celulares;
- um rádio HT;
- uma motosserra;
- R$161,00;
- redes,
- tarrafas e outros materiais ilícitos.
A Polícia Militar de Minas Gerais segue firme na sua missão: “Promover a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, valorizando as pessoas, contribuindo para a garantia de um ambiente seguro para se viver, trabalhar e empreender em Minas Gerais”.