Vistoria no antigo Vila Esporte Clube é realizada para construção de unidade do Supermercado BH, em Patos de Minas

Visita foi realizada para que sejam feitos os acertos necessários em relação às redes de drenagem

Na tarde dessa segunda-feira (26/06), foi realizada uma vistoria no antigo campo do Vila Esporte Clube, para o projeto para construção das obras da Unidade 3 dos Supermercados BH em Patos de Minas. O objetivo do encontro ambiental em campo foi a identificação de pontos da antiga rede pluvial para a elaboração de projeto de saneamento de ampliação de galerias e redes coletoras de águas de chuva.

A visita foi realizada por uma equipe formada por membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) acompanhada pelo Secretário Municipal de Planejamento, Hamilton Francisco; pelo diretor de Meio Ambiente, Vinícius Machado; e pela equipe de engenheiros e responsáveis técnicos da empreiteira LR Engenharia e Empreendimento.

De acordo com os responsáveis pela obra, a intenção e previsão do projeto de saneamento é fazer intervenções físicas com a construção de novos pontos à montante da área de construção para minimizar os impactos hídricos no sistema de redes de drenagem, bueiros, (bocas de lobo), grelhas, sarjetas e sumidouros existentes e instalados nas adjacências ao local.

“O projeto será encaminhado para análise e aprovação final do empreendimento, que tem previsão para o término da construção ainda este ano, conforme informação do engenheiro responsável pela obra. Finalmente tudo ficou acertado conforme o previsto e, em breve, será iniciada a construção do hipermercado em conformidade com a legislação ambiental vigente e o código de urbanismo do Município”, comenta Ivanildo Alves Zica, atual presidente do Codema de Patos de Minas.

Para os integrantes do Conselho, é preciso aproveitar o momento do empreendimento para a realização em conjunto do Supermercados BH e o Município para buscar alternativas para a solução definitiva do problema de erosão na parte alta do Parque Municipal do Mocambo.

A vistoria foi uma recomendação dos membros Codema para que sejam feitos os acertos necessários em relação as redes de drenagem para coleta de águas das chuva, para que não causem danos ambientais futuros, principalmente no Parque do Mocambo e áreas vizinhas.