O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), entidade mantida pela Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), é uma das instituições que participará do “Programa Viva Patos”, desenvolvido pela Prefeitura de Patos de Minas.
O programa consiste na adoção de áreas verdes, de equipamentos públicos e de praças esportivas, visando à urbanização, à conservação e à manutenção desses locais. O intuito é proporcionar a melhoria da qualidade de vida e incentivar a participação da sociedade na gestão socioambiental.
O UNIPAM ficará responsável pela revitalização do canteiro central da Avenida Marabá (área que compreende o Atacadão à Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas); dos quiosques e das trilhas do Parque Municipal do Mocambo; e do Parque João Luiz Redondo, conhecido popularmente como Lagoinha. A execução dos projetos terá início em janeiro de 2023.
No mês de novembro foi realizada uma reunião com os integrantes da Associação dos Moradores dos Bairros Lagoinha e Jardim América (AMBLAJA). O intuito foi compreender as demandas, a fim de criar um programa de necessidades, por meio das questões levantadas pelos moradores.
A presidente da AMBLAJA, Marília de Resende Larino, destaca a importância do projeto. “A revitalização da Lagoinha é a realização de um sonho. Estávamos há anos com problemas de vazamento na tubulação de água, convivemos com mal cheiro e com um espelho d’água muito turvo. Estamos na expectativa de ver o nosso patrimônio restaurado”, destacou Marília Resende.
O arquiteto, urbanista e professor do UNIPAM, Eduardo Cardoso de Araújo, está responsável pela concepção do projeto da Lagoinha e do canteiro da Avenida Marabá. Ele explica sobre a relevância da adoção dos espaços. “A iniciativa do UNIPAM é de extrema importância, pois são áreas que constituem os espaços livres de nossa cidade e que possuem potencialidades para promover melhor o seu uso, trazendo mais lazer e melhor qualidade de vida para a população”, explicou Eduardo Cardoso.
O secretário de agricultura, pecuária e desenvolvimento sustentável de Patos de Minas, Lucas da Silva Mendes, salienta que a parceria público-privada é fundamental para a execução do Programa Viva Patos. “Visamos a revitalização e a harmonização dos espaços urbanos, para que a população possa praticar esportes e melhorar a qualidade de vida. Por meio dessa iniciativa conseguimos a agilidade do processo, bem como, a participação das empresas frente às ações para a comunidade”, salientou Lucas Mendes.
O diretor executivo da FEPAM, Ghassan Ricardo Pablo Tawil, afirma que o UNIPAM e a FEPAM estão sempre envolvidos nas ações realizadas pela Prefeitura de Patos de Minas. “Não poderíamos ficar insensíveis a este chamamento público para tornar a nossa cidade mais bonita. Sabemos que os recursos da Prefeitura são limitados e dependem de longos processos de aprovação. A parceria com as empresas é benéfica para ambas as partes, tanto para a Prefeitura que consegue manter a cidade muito bem organizada, quanto para as empresas que veem nessa atividade uma maneira de cumprirem o seu papel de instituições socialmente responsáveis”, afirmou Ghassan Tawil.
O reitor do UNIPAM, professor Henrique Carivaldo de Miranda Neto, afirma que a participação no “Programa Viva Patos” é de extrema importância para os estudantes. “Esta é uma oportunidade para que os nossos discentes possam aliar teoria à prática. As ações práticas são uma maneira educativa de estimular a criatividade e o senso crítico no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando assim uma formação cada vez mais aprofundada aos nossos alunos”, afirmou Henrique Miranda.