Ouça ao Vivo:

TRE-MG julgará na quarta-feira (08) denúncia de fraude em cota de gênero nas eleições de Patos de Minas

O processo envolve o Partido Republicanos e pode alterar a composição da Câmara Municipal

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) incluiu no próximo dia 8 de outubro, às 14h, em Belo Horizonte, o recurso que discute suposta fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024 em Patos de Minas. O processo envolve o Partido Republicanos e pode alterar a composição da Câmara Municipal.

A ação teve início a partir da candidatura de Luciene Amaro de Oliveira, apontada como fictícia, já que recebeu apenas cinco votos no pleito. Para o juiz eleitoral da comarca, que analisou o caso em primeira instância, a legenda não respeitou a exigência legal de percentual mínimo de mulheres. A decisão publicada em fevereiro anulou todos os votos do Republicanos, cassou o diploma do vereador eleito Júlio César Gonçalves e atingiu também os suplentes da chapa. Marinho dos Santos Rocha e Luciene foram declarados inelegíveis por oito anos.

Se a sentença for confirmada pelo TRE-MG, será necessária a recontagem dos votos. O recálculo do quociente eleitoral pode retirar o mandato de três parlamentares:

  • Júlio César (Republicanos);
  • Itamar André (PP);
  • Otaviano Marques (União Brasil).

 

E abrir espaço para a posse de:

  • Isaías Martins;
  • Rodrigo Falcão;
  • Daniel Gomes.

 

Relembre o caso:

Suposta fraude eleitoral pode mudar a configuração de vereadores eleitos em Patos de Minas

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>