Circulam nas redes sociais vídeos que questionam a lisura do processo eleitoral, em função dos resultados registrados em diferentes seções eleitorais do país. Um deles se refere à seção 100 da 276ª Zona Eleitoral, de Uberaba. O vídeo sugere que o fato de o número de eleitores que votou para presidente ser maior que o número de eleitores que votou para os outros cargos seria um indício de que houve falha na votação. A afirmação, porém, é infundada.
A divergência indica, na verdade, quantas pessoas de outros estados brasileiros ou de zona eleitoral do exterior poderiam votar em trânsito naquela seção. O voto em trânsito acontece quando eleitoras e eleitores se habilitam perante a Justiça Eleitoral para votar em uma cidade diferente daquela em que está o seu domicílio eleitoral.
Se essa transferência temporária do local de votação for para um município do mesmo estado do domicílio eleitoral, é possível votar em todos os cargos. Porém, quem estiver em uma unidade da federação diferente ou quem é eleitor registrado no exterior e pede para votar em uma cidade brasileira pode votar apenas para presidente. Seria o caso, por exemplo, de uma pessoa de Goiás que pediu para votar em Uberaba. Essas regras estão previstas no artigo 28 da Resolução TSE 23.669/2021 e artigo 233 do Código Eleitoral.
Resultado da seção 100, 276ª ZE
O boletim de urna (BU) da seção mencionada no vídeo, assim como o de qualquer seção eleitoral do país, pode ser consultado no sistema Divulgação de Resultados, no site do TSE. Ao configurar os filtros para exibir o BU da seção 100 da 276ª ZE (menu no alto da página, à esquerda), o cabeçalho da página e o resumo da votação para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador e governador exibem diversos dados da seção, incluindo os seguintes números:
- eleitores aptos: 348
- comparecimento: 263
No final da página, o resumo da votação para presidente indica os seguintes dados:
- eleitores aptos: 429
- comparecimento: 340
A diferença indica que 81 pessoas de outros estados brasileiros ou de zona eleitoral do exterior estavam habilitadas para votar em trânsito nesta seção de Uberaba. Dessas, 77 compareceram e registraram seu voto apenas para presidente.
Todas as seções eleitorais que receberam eleitores de outros estados ou de zona eleitoral do exterior para voto em trânsito vão apresentar diferença no eleitorado apto e comparecimento quando forem comparadas as votações para presidente e para os demais cargos em disputa no primeiro turno das Eleições 2022.
Como fazer a consulta por seção eleitoral
Acesse o sistema Divulgação de Resultados.
No alto, à esquerda, abra o menu e selecione ‘Eleição Ordinária Federal 2022 1º turno’.
No tipo de consulta, marque a opção ‘Boletim de Urna’.
Selecione a abrangência Minas Gerais, o nome do município, número da zona eleitoral e da seção eleitoral.
Clique o botão ‘Consultar’.
Total de votos em Minas Gerais
Outro vídeo que circula nas redes sociais questiona a diferença de votos quando se consulta o resultado total de Minas Gerais. Enquanto o sistema de divulgação de resultados mostra que 12.643.691 pessoas votaram para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador e governador, há 12.655.228 votos para presidente.
A explicação é a mesma. Essa diferença mostra apenas que 11.537 eleitoras e eleitores de outros estados brasileiros ou que são registrados em zona eleitoral do exterior votaram em trânsito em alguma seção eleitoral de Minas Gerais e, por isso, votaram apenas para presidente. Não há nenhum erro na totalização dos votos no estado.
Como consultar o total de votos de MG
Acesse o sistema Divulgação de Resultados.
No alto, à esquerda, abra o menu e selecione ‘Eleição Ordinária Federal 2022 1º turno’ se quiser ver a votação para presidente e ‘Eleição Ordinária Estadual 2022 1º turno’ se quiser ver a votação para os demais cargos.
No tipo de consulta, marque ‘Votação nominal’.
Em seguida, selecione o cargo desejado e a abrangência Minas Gerais.
Clique o botão ‘Consultar’.