Na tarde desta quarta-feira (22/03), a Polícia Militar Rodoviária (PMR) efetuou a prisão de um homem, de 38 anos, por porte ilegal de arma de fogo no KM 171 da MGC-354, no município de Patos de Minas. O condutor foi detido por ter apresentado apenas parte dos documentos exigidos para que o porte seja considerado dentro da legalidade, além de estar em desacordo com um decreto deste ano.
Segundo informações da PMR, a abordagem da caminhonete Toyota Hilux, com placas de Papagaios (MG), aconteceu durante a operação de rotina Rota Segura. O condutor foi indagado se possuía arma de fogo registrada em seu nome ou se havia alguma arma de fogo dentro da caminhonete. Em primeiro momento foi negado, após a pergunta os militares notaram que o autor ficou nervoso e com as mãos trêmulas, gerando suspeição por parte da equipe.
Procedida busca dentro da caminhonete foi encontrada, debaixo do banco do condutor, uma maleta escrito Taurus. Dentro da maleta foi localizada uma pistola calibre 45 municiada com um carregador com oito cartuchos intactos, inclusive com um cartucho dentro da câmara da arma, e outro carregador municiado com mais oito cartuchos intactos do mesmo calibre.
O homem relatou possuir Certificado de Registro para tiro esportivo e caça, bem como o registro da arma de fogo junto ao órgão competente, apresentando o CR e o CRAF dentro do prazo de validade. Porém, ele não portava a guia de trânsito.
Diante da irregularidade, o homem foi conduzido para a delegacia por ter descumprido o art. 14 do Decreto 11.366 de 1° de janeiro de 2023 e também o art. 14 da lei 10.826/2003. A arma, os carregadores e os cartuchos foram apreendidos e entregues na Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.