Secretária executiva do CISREUNO explica como funciona o serviço de ouvidoria do SAMU Regional

Na oportunidade, Camila Matos, pediu a conscientização da população em relação aos trotes que são diariamente registrados no SAMU

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CISREUNO) lançou recentemente o serviço de ouvidoria do SAMU Regional.

O canal permite que o cidadão registre suas dúvidas, sugestões, denúncias, solicitações, reclamações e elogios, por meio do telefone (34) 3818-0480, Whatsapp: (34) 3818-9689 ou pelo email: ouvidoria@cisreuno.saude.mg.gov.br.

A secretária executiva do CISREUNO, Camila Matos, conversou com o jornalismo do Sistema Clube e explicou como funciona o serviço. De acordo com a profissional, se trata de um canal aberto e facilitado para toda comunidade.

O serviço irá funcionar com fluxo de respostas. O prazo legal para as respostas é de até 30 dias, porém Camila Matos explicou que o objetivo interno do SAMU é responder em vinte dias, diminuindo assim o tempo de resposta ao usuário.

O serviço também aceita denúncias/reclamações de forma anônima, porém Camila alerta a população que só apresentem denúncias ou reclamações de fatos que realmente aconteceram e foram presenciados pelo usuário do serviço, uma vez que todas as situações serão amplamente apuradas e os trotes e acusações levianas acabam atrapalhando o bom andamento do serviço.

“Todas as solicitações que a gente receber sejam elas anônimas ou não, vamos investigar, apurar o caso e dar o retorno para o solicitante” explicou a Secretária Executiva.

O serviço anteriormente era vinculado a ouvidoria do município de Patos de Minas, porém agora devido ao processo de regionalização, o serviço passa a ser realizado pelo próprio consórcio atendendo os 33 municípios do Alto Paranaíba e Noroeste que integram o CISREUNO.

Trotes

Na oportunidade a secretária executiva do CISREUNO, Camila Matos, pediu a conscientização da população em relação aos trotes que são diariamente passados para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

Camila ressalta que são em média seis trotes registrados por dia, causando enorme transtorno. A secretária executiva também destacou que passar trote é crime e que algumas pessoas já foram inclusive mapeadas e poderão responder judicialmente pela prática.

“Aqui no nosso trabalho, qualquer minuto, pode ser uma vida, então o tempo que a gente perde indo em uma ocorrência que não existe, ou atendendo uma ligação falsa, podemos estar deixando de salvar uma vida por questão de minutos”, explicou.

Ouça áudio: