Cerca de 120 proprietárias de micro e pequenas empresas das cidades de Patos de Minas, Monte Carmelo, Unaí, Chapada Gaúcha e Buritis finalizaram, na última semana, as capacitações do programa de empreendedorismo feminino Sebrae DELAS. Durante três meses, as mulheres participaram de quatro módulos para desenvolver comportamentos empreendedores e potencializar os resultados de suas empresas.
O programa, que já beneficiou mais de 50 mil mulheres em todo o país, objetiva valorizar competências e ampliar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Ao longo das capacitações, as participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos em temas como modelos de negócio, marketing digital, inovação e tendências de mercado. “O programa também fortalece o protagonismo dessas mulheres no comando do seu próprio negócio”, destaca a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.
Autoconhecimento e transformação
Para a empreendedora do ramo de moda, Brenda Borba, de Patos de Minas, os encontros despertaram muitos insights que possibilitaram um novo olhar para sua empresa e para si mesma. “Existe uma Brenda antes e depois do Sebrae DELAS. Com tudo que foi apresentado passei a me valorizar e a ter mais confiança. Eu me ‘libertei’ de muitas inseguranças e julgamentos”, revela.
A empresária conta que realizou mudanças significativas na empresa durante as capacitações, obtendo aumento do faturamento. “Consegui redesenhar os processos internos, agregar valor aos produtos, melhorar o marketing e fechar parcerias com outras empresas do mesmo segmento. Em três semanas, vendi 65% do que normalmente é comercializado em três meses”, comemora.
O mesmo sentimento de satisfação é compartilhado pela empreendedora do ramo de padarias, Juliane Zanchetti Monteiro, da cidade de Buritis. “Desde o primeiro encontro no Sebrae DELAS me encantei com todos os assuntos tratados, principalmente os que estimulam o autoconhecimento. O quão importante é conhecermos nossas qualidades e habilidades para aplicá-las nos negócios e trabalhar de forma mais assertiva e segura. Isso me deu mais ânimo e força para continuar lutando”, ressalta.
Para a consultora de Liderança e Negócios, Tatiana Miranda, o principal benefício das capacitações é o fato de permitirem que as mulheres se apropriem das suas forças e potenciais. “Elas aprendem a vender com mais propriedade e ter mais autoconfiança na oferta de um produto ou serviço. Passam a inovar no seu negócio, a colocar ideias que estavam guardadas em prática e a realizar sonhos”, finaliza.
Fonte: Ascom Sebrae MG