Na manhã deste sábado (21/10), Patos de Minas realizou o primeiro procedimento de mastectomia radical seguido de reconstrução mamária no município pelo Sistema Único de Saúde. A cirurgia foi realizada na mama esquerda de uma paciente patense de 56 anos, na Santa Casa de Misericórdia.
De acordo com Odilene Gonçalves, diretora da Santa Casa, já há outras pacientes que estão passando por avaliação para realizar também o procedimento.
“Para ter acesso a esse tipo de cirurgia é só as pacientes que estão fazendo acompanhamento, estão fazendo tratamento de câncer de mama já na Santa Casa e que preenchem os critérios clínicos da portaria de reconstrução mamária. Então, os próprios médicos […] que vão ver quem preenche os critérios”, explicou Ana Carolina Caixeta, secretária municipal de Saúde.
A portaria Nº 553 de 10 julho de 2023, do Diário Oficial da União, habilitou a Santa de Misericórdia de Patos de Minas na estratégia excepcional de ampliação do acesso à reconstrução mamária, em caso de mulheres com diagnóstico de câncer de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A habilitação é fruto de um trabalho em conjunto da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas e Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).
Confira a reportagem: