Salas Mineiras do Empreendedor do Noroeste e Alto Paranaíba recebem Selo Sebrae de Referência em Atendimento

Os municípios de Bonfinópolis de Minas, Buritis, São Gotardo, Serra do Salitre e Urucuia receberam a premiação

As regiões Noroeste e Alto Paranaíba foram destaque pelo reconhecimento de cinco Salas Mineiras do Empreendedor (SME) que receberam o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. A premiação foi entregue nesta quarta-feira (07/12), no Minascentro, em Belo Horizonte, durante o 3º Encontro da Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae.

O Selo é um reconhecimento às instituições que prestam com excelência, serviços de orientação e capacitação gerencial para abertura, melhoria de produtos e processos e expansão comercial. O município de Bonfinópolis de Minas ficou com o Selo Prata, e as cidades de Buritis, São Gotardo, Serra do Salitre e Urucuia receberam o Selo Bronze.

Com 50 municípios, a Regional conta com o trabalho das Salas Mineiras do Empreendedor em 60% do seu território.

“O Selo é um importante instrumento de reconhecimento e valorização da qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor. Ele materializa o belo trabalho desenvolvido pelos agentes de atendimento junto aos empresários locais”, salienta a analista do Sebrae Minas Anna Carolina Ribeiro.

A primeira edição do prêmio Selo Sebrae de Referência em Atendimento recebeu a inscrição de 256 SME, cerca de 70% das salas em funcionamento no estado. Entre as inscritas, 237 foram habilitadas a concorrer.

A premiação é a chancela do Sebrae ao trabalho das instituições parceiras da Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae, que já reúne mais de 500 unidades em Minas Gerais, sendo cerca de 10% agências próprias do Sebrae.

“Nesta primeira edição, o Selo certifica apenas as SME parceiras da Rede, que atuam com qualidade no relacionamento com os clientes. As SME que receberam o Selo se distinguem como local de apoio e atendimento efetivo para resolução de problemas e desenvolvimento dos pequenos negócios”, destaca o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães.

Critérios de seleção

O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é concedido às SME que se destacam na qualidade dos serviços prestados aos clientes. A avaliação é feita com base em sete critérios: Qualidade do Atendimento (técnica do cliente oculto), Gestão (planejamento de ações e capacitação da equipe), Ambiente de Negócios (atuação da SME para promover negócios locais), Oferta de soluções (produtos e serviços adequados às necessidades dos empreendedores), Infraestrutura, Presença Digital e Capilaridade.

Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae

Lançada em 2020, a Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae reúne instituições parceiras que são capacitadas para oferecer, aos seus clientes e associados, as soluções do Sebrae de capacitação e orientação empresarial. O objetivo é ampliar o acesso dos empreendedores do estado às informações e serviços oferecidos pela instituição para impulsionar os pequenos negócios.

Por meio da Rede, o Sebrae Minas aumentou em seis vezes o número de unidades de atendimento no estado, saindo de 57 agências próprias, em 2019, para 346 pontos de atendimento em 2021 e mais de 500 em 2022.

SME premiadas

Selo Ouro: Malacacheta, Serra dos Aimorés, Jaíba e Buenópolis.

Selo Prata: Araçuaí, Belo Horizonte, Bonfinópolis de Minas, Buritizeiro, Campanha, Couto de Magalhães de Minas, Crisólita, Datas, Ervália, Espinosa, Gameleiras, Guaraciama, Guaranésia, Itapagipe, Jeceaba, Monte Azul, Novo Cruzeiro, Ouro Verde de Minas, Pai Pedro, Piranga, Porteirinha, Senador Modestino Gonçalves, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Turmalina, Uberaba, Verdelândia.

Selo Bronze: Buritis, Cataguases, Catuti, Corinto, Diamantina, Divinópolis, Itaipé, Janaúba, Joaquim Felício, Josenópolis, Mamonas, Mariana, Novo Oriente de Minas, Pavão, São Geraldo, São Gotardo, Serra do Salitre, Serranópolis de Minas, Setubinha, Taiobeiras, Ubaí e Urucuia.