O Banco de Rações para Animais começou a funcionar em Patos de Minas no dia 28 de julho de 2025. A unidade está instalada na Central de Abastecimento (Ceasa), localizada na Avenida Maria Clara da Fonseca, nº 1.080, no bairro Planalto.
No espaço, são distribuídas rações para duas ONGs de proteção animal da cidade, a Aupsa e a Aspaa, que posteriormente, repassam os alimentos a cuidadores independentes. Muitos desses protetores chegam a abrigar entre 15 e 30 animais e, sem condições financeiras, dependem desse auxílio para garantir a alimentação adequada de cães e gatos.
Em Patos de Minas, o Banco de Rações para Animais foi criado por meio da Lei Municipal nº 8.753, de 2024, de autoria do vereador José Eustáquio Faria Júnior. Entre a aprovação da norma e a inauguração oficial do espaço, foram realizadas discussões e ajustes até a definição do regimento interno que regulamenta o funcionamento do programa no município.
O projeto foi lançado em 2020 pela empresa Adimax, com o objetivo de ampliar o apoio à causa animal e oferecer mais um canal de doação para organizações e protetores independentes responsáveis por cães e gatos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa faz parte de um convênio que já alcança 35 municípios brasileiros, incluindo Patos de Minas.
Por meio de parcerias com administrações municipais, a empresa passou a aderir à chamada Lei do Banco de Rações, instrumento que possibilita a doação de alimentos para animais em situação de abandono.
Confira a entrevista completa com o vereador José Eustáquio Faria Junior: