Uma rua de Varjão de Minas vai se transformar em um verdadeiro parque de diversão no próximo sábado (10 de outubro). A 5ª edição da Rua da Alegria, promovida pela Associação Beneficente de Varjão de Minas (ABEVAM), promete uma tarde de muita diversão, guloseimas e brincadeiras para as crianças.
O evento será realizado das 15h, na Rua Sebastião Machado Magalhães, nº 48, no bairro Pedrinhas 2, próximo à Copasa, e terá entrada gratuita.
A iniciativa já se tornou uma tradição no município e é construída com a ajuda de comerciantes, empresários, voluntários, igrejas e moradores.
Uma festa que começou pequena e cresceu a cada ano
Segundo os organizadores, a ideia surgiu depois que o grupo conheceu iniciativas semelhantes realizadas em outras cidades. A intenção foi levar para Varjão de Minas uma grande ação social voltada principalmente às crianças que não teriam condições de participar de eventos desse tipo.
O projeto começou reunindo cerca de 200 a 300 pessoas e foi crescendo a cada edição. No ano passado, a organização estima que aproximadamente 600 a 700 pessoas, entre crianças e familiares, participaram da festa.
A estrutura é montada na própria rua, que é fechada para receber as atividades.
É muita comida, diversão e trabalho para colocar a festa de pé
A dimensão do evento impressiona. Na edição anterior, foram distribuídos cerca de 1.000 picolés e 800 algodões-doces, além de aproximadamente 12 quilos de milho para pipoca e cerca de 20 fardos de refrigerante.
Também fazem parte da festa guloseimas como maçã do amor, balas e pirulitos.
Para este ano, a programação inclui:
- 🛝 Brinquedos infláveis
- 🍿 Pipoca
- 🍭 Algodão-doce
- 🌭 Cachorro-quente
- 🍧 Picolé
- 🥤 Refrigerante
- 🎁 Presentes e lembranças para as crianças
- 🎶 Música e muita diversão
Tudo será oferecido gratuitamente.
Organização faz apelo: falta patrocinador para os brinquedos infláveis
Apesar de a festa estar confirmada, os organizadores enfrentam um desafio para conseguir colocar toda a estrutura planejada na rua.
O patrocinador que tradicionalmente ajudava com os brinquedos infláveis não poderá contribuir neste ano. Segundo a organização, esse é justamente um dos custos mais altos do evento.
Por isso, a ABEVAM está procurando comerciantes, empresários e pessoas da comunidade de Varjão de Minas, Patos de Minas e toda a região que queiram ajudar.
A proposta é que empresas possam associar suas marcas a uma ação que já se tornou tradicional no município e que atende gratuitamente centenas de crianças e famílias.
Cerca de 20 voluntários trabalham na organização
A festa é resultado de um trabalho coletivo. Aproximadamente 20 voluntários participam diretamente da organização, além de comerciantes e empresas que contribuem com alimentos, produtos ou recursos.
Os organizadores também destacam o apoio da comunidade, da igreja, da Prefeitura e dos vereadores para a realização do evento e o fechamento da rua.
“É um trabalho feito pela comunidade, para a comunidade”, destacam os responsáveis pela iniciativa.
Como ajudar
Quem quiser contribuir pode entrar em contato com a organização da ABEVAM ou realizar uma contribuição pelo Pix informado pela associação:
Pix: associacaobeneficentevarjao@hotmail.com
A associação também mantém um perfil no Instagram para divulgar as ações sociais realizadas no município.
Instagram: @abevam_adm
Anote na agenda
📅 Data: 10 de outubro de 2026
📍 Local: Rua Sebastião Machado Magalhães, nº 48 – Pedrinhas 2, Varjão de Minas
🕒 Horário: a partir das 15h
🎟️ Entrada: gratuita
A expectativa é de que a Rua da Alegria reúna novamente centenas de crianças e familiares em uma tarde preparada especialmente para celebrar o Dia das Crianças.


















