Após cerca de uma semana de trégua das chuvas intensas que vinham atingindo Patos de Minas desde dezembro de 2022, o Rio Paranaíba retrocedeu 77 centímetros em aproximadamente 12 horas. Desta forma, nesta quinta-feira (19/01), na última medição realizada às 7h, o curso d’água alcançou 8,08 metros acima do nível normal.
Apesar do recuo, a elevação do Rio Paranaíba continua sob o radar das autoridades municipais, especialmente do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Prefeitura de Patos de Minas.
Na manhã desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros sobrevoou regiões da cidade, registrando com vídeo e fotos a situação do Rio Paranaíba atualizada. Confira:
O Corpo de Bombeiros alerta a população para que, quando estiver chovendo, a atenção seja redobrada, evitando áreas de inundação e regiões com históricos de alagamento. Outra orientação é para que a população jamais enfrente enxurradas ou ruas alagadas e nem busque abrigo ou estacione veículos abaixo de árvores.
Caso note rachaduras nas paredes das casas ou surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno avise imediatamente o Corpo de Bombeiros através do número 193 ou também acionar a Defesa Civil.