Rio Paranaíba chega em 7,19 metros acima do nível normal

O nível do Rio Paranaíba aumentou 81 centímetros em pouco mais de 21 horas

Após as chuvas intensas registradas em Patos de Minas e região nos últimos dias, o nível do Rio Paranaíba já começa a chamar atenção. De acordo com medição realizada pela Defesa Civil ás 11h40 desta quarta-feira (21/12), o nível do Rio Paranaíba estava 7,19 metros acima do nível normal.

Segundo Tenente Fernendes, coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, o Rio Paranaíba na tarde de ontem, terça-feira (20/12), estava em 6,38m acima do nível normal. Desta forma foram elevados 81 centímetros em pouco mais de 21 horas.

Porém, o maior aumento ocorreu entre segunda-feira (19/12) e terça-feira (20/12). Dentro de aproximadamente 24 horas o Rio Paranaíba subiu quase dois metros.

Fernandes afirma que, apesar da situação ainda ser tranquila, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão vigilantes, considerando que, caso continue chovendo nas cidades do Alto Paranaíba, o nível do rio pode subir rapidamente.

“A gente precisa monitorar para facilitar o plano de contingência que foi elaborado para o enfrentamento desse período chuvoso, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão monitorando diariamente no período da manhã e a tarde para dar condições pra gente orientar aquelas pessoas que moram na áreas que quando o rio transborda atinge suas casas”, explicou o coordenador

Confira a previsão do tempo em Patos de Minas nesta quarta-feira (21/12):