Representantes da comunidade patense analisam cenário político atual de Patos de Minas e discutem principais acontecimentos do período de campanha eleitoral na cidade

O programa contou com a participação de Nascimento Xel, Emerson Barbosa e de ouvintes da Rádio Clube 98

Nesta sexta-feira (30/09), a expectativa do eleitor quanto ao futuro político de Patos de Minas foi o assunto em destaque no DEBATE 98. O programa contou com a participação dos representantes da comunidade patense Nascimento Xel e Emerson Barbosa. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, Edvar Santos e José Afonso. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube 98.

Na oportunidade, a bancada e os dois convidados discutiram o cenário relacionado às Eleições 2022. O primeiro assunto em discussão no programa foi a conscientização do eleitor em relação à importância do voto.

O líder comunitário da região leste de Patos de Minas, Nascimento Xel, ressaltou o desinteresse e falta de informação de uma grande parcela da população. Segundo o ambientalista, muitos eleitores possuem dificuldades até mesmo em saber a ordem de votação.

Nas Eleições 2022, estão em disputa cinco cargos eletivos. Eles devem ser escolhidos na urna eletrônica na seguinte ordem:

• deputada ou deputado federal (quatro dígitos);
  • deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos);
  • senadora ou senador (três dígitos);
  • governadora ou governador (dois dígitos);
  • e presidente da República (dois dígitos).

Já o membro do PRÓ Patos, Emerson Barbosa, falou sobre a luta realizada pelo movimento que busca conscientizar e incentivar a população patense a votar em candidatos que sejam de Patos de Minas. Ele também informou que esteve no Ministério Público como testemunha de uma denúncia de suposta compra de votos, abuso do poder político e uso da máquina administrativa nas Eleições 2022, protocolada contra o prefeito de Patos de Minas e dois candidatos apoiados pelo chefe do executivo.

Emerson Barbosa aproveitou o espaço para reafirmar que o movimento PRÓ Patos tem caráter apartidário e o único objetivo do grupo é buscar representatividade política para a Capital Nacional do Milho.

Os convidados também realizaram uma análise do atual cenário político em Patos de Minas. Segundo Emerson, este é um momento de transição da política da cidade, uma vez que a população está se inserindo efetivamente na política local.

O futuro do movimento PRÓ Patos e a “verdadeira situação das estradas rurais de Patos de Minas” também estiveram entre os assuntos em pauta no programa desta sexta-feira (30/09).

Confira a entrevista na íntegra: