De acordo com ao Policia Militar, tão logo tomou conhecimento do crime, ainda de madrugada, diligencias foram feitas na tentativa de descobrir e prender autor. O corpo de Mateus Willian de Jesus Cirilo de 18 anos havia sido encontrado no parque municipal do mocambo pelo vigia e de acordo com a perícia técnica da Policia Civil, com perfurações no tórax.
O delegado, Luís Mauro Sampaio, informou que a suspeita é que se tratava de um latrocínio, ou seja roubo seguido de morte, já que a vítima foi encontrada sem o aparelho celular, apenas com um fone de ouvido. Durante as ações, com o alinhamento de diversas informações e verificações de imagens, a PM continuou com as diligências até que o autor foi localizado na área rural no setor de chácaras próximo ao posto Cometa, onde estava escondido com a ajuda de familiares e amigos. Quatro pessoas foram conduzidas pelo favorecimento da fuga e apresentadas ao Delegado de Polícia Civil, assim como o suspeito do delito, um rapaz de 19 anos.
Victor Gabriel de acordo com a PM estava com ferimentos e com calçado sujo de sangue. O rapaz negou que tenha matado Willian e que não o conhecia, mas confirmou que estava no local e teria presenciado o crime. Para a policia, Victor disse que a motivação seria envolvimento com drogas. O trabalho de investigação continua por parte da Policia Civil que deve tratar o caso como latrocínio.
A Polícia Militar destaca que realiza um programa de prevenção e com o trabalho da Patrulha de Prevenção de Homicídios, em ação integrada com a Polícia Civil e Ministério Público, vários mandados de prisão preventiva tem sido expedidos, assim como medidas protetivas a vítimas de ameaças, lesões corporais ou homicídio tentado.
Sobre o acesso da vítima e autor no Parque Municipal do Mocambo durante a madrugada, em nota a prefeitura informou que:
– O Parque do Mocambo conta com um rondante (efetivo) e um profissional terceirizado 24 horas por dia para vigilância da área.
– A vigilância não é armada. Por isso, diante de qualquer intercorrência, é acionada a Polícia Militar.
– Os portões do Mocambo são trancados às 21h de segunda a sexta-feira e às 19h aos sábados, domingos e feriados. Portanto o local já estava fechado, e câmeras de segurança mostram a vítima acessando o parque pelo alambrado.
– Tratando-se de crime, a apuração é de competência das forças de segurança. O município está prestando as informações e auxílio necessários por meio da Diretoria de Meio Ambiente, responsável pelo Mocambo.