Nesta quinta-feira (08/09), o Programa Viva Patos e o projeto de revitalização da avenida Juscelino Kubitschek foram apresentados a empresários com comércios localizados na via. O objetivo do evento foi atrair mais parcerias com a iniciativa privada, para que o canteiro seja adotado em toda a sua extensão.
De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Lucas Mendes, mais de 20 empresas já aderiram ao projeto de revitalização do canteiro da JK. Durante o evento, outras parcerias começaram a ser desenhadas.
Na ocasião, Lucas Mendes conversou com o jornalismo do Portal Clube Noticia sobre a reinauguração da Praça Antônio Dias, adotada pela Sicredi, e da revitalização dos espaços de convivência da Lagoa Grande, adotada pela Unimed, que está prevista para ser entregue em dezembro. “Um presente de Natal pra nossa população”, declara.
Segundo o secretário, o projeto de renovação da Lagoa Grande deve incluir a área esportiva, as áreas de convivência, as faixas de corrida e ciclismo, e o parquinho será mantido e ampliado. “Nós vamos ter lá diversos quiosques pra que a gente possa sentar, curtir uma tarde ali na orla da Lagoa”, afirma.
Lucas Mendes adiantou, ainda, sobre a intenção de renovar o Galpão do Produtor Rural, que fica próximo à Lagoa Grande e à rodoviária da cidade. “O projeto já está pronto, a emenda parlamentar já veio e, para o ano que vem, teremos processo licitatório para a revitalização do galpão do produtor. Para que a gente possa ter dois espaços revitalizados ali, juntos”.
Sobre a Lagoinha, o secretário destacou a contratação, por meio de processo licitatório, de uma empresa para a limpeza e conservação ambiental do espelho d’água do local. Além disso, o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) adotou o espaço e “nos próximos quinze dias, vai estar apresentando o projeto de revitalização da orla da Lagoinha”, afirma Lucas.
Programa Viva Patos
O Viva Patos foi instituído pela Lei Municipal 8.058, de 12 de julho de 2021 e é regulamentado pelo Decreto Municipal 5.100/2021. O programa trata da adoção de equipamentos públicos, praças esportivas e áreas verdes na cidade. O objetivo é a urbanização, conservação, manutenção e utilização responsável desses bens, assim como a participação da sociedade na gestão socioambiental.
Quaisquer entidades da sociedade civil, associações de moradores, empresas ou outras pessoas jurídicas legalmente constituídas e sediadas em Patos de Minas podem participar. A solicitação pode ser feita através do site do Programa Viva Patos.