Produtores de queijo da região de Patos de Minas podem se inscrever, até o dia 6 de junho, no Programa ALI – Agentes Locais de Inovação. O ALI Rural visa proporcionar aos empresários do campo orientações especializadas e acompanhamento sob medida para o fortalecimento dos negócios, estímulo à atuação em rede, redução de custos, aumento nas vendas e no valor agregado do seu produto. Inscrições podem ser feitas por meio desta plataforma de formulário.
A iniciativa vai contemplar produtores de queijo dos municípios de Patos de Minas, Presidente Olegário, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa.
“O programa é uma excelente oportunidade para quem deseja tornar o negócio mais produtivo. Com atendimentos personalizados, os agentes irão promover o aperfeiçoamento da inovação, visando o aumento da competitividade dos pequenos negócios rurais”, explica a analista do Sebrae Minas Ana Carolina Mello Lopes.
Como funciona
Com duração de sete meses, serão realizados dez encontros presenciais, a maioria individuais e alguns coletivos, nos quais o agente local de inovação rural trabalhará com o uso de ferramentas de modelagem e de desenvolvimento para a inovação nos negócios rurais.
As reuniões abordam diversos temas e propostas para que o participante possa traçar planos de melhorias, identificar possíveis problemas na produção, inovar em práticas sustentáveis, ter acesso a mercados e atuar em redes. Todas as ações propostas são alinhadas entre as necessidades do produtor e o ALI Rural.
“Será uma excelente oportunidade para produtores que buscam crescer no mercado, e profissionalizar a gestão e produção”, salienta a analista.
Segundo ela, de acordo com a maturidade de cada negócio, será possível inserir conceitos e iniciativas inovadoras que impactem toda a cadeia de valor do ecossistema rural.