Professores apontam problemas em processo seletivo simplificado da Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Eles indicam problemas ortográficos e de duplicação de respostas na prova
"Na primeira folha da prova, o nome do conteúdo incorreto e charge em péssima condições de leitura,"

Realizada em 04 de junho, a prova do processo seletivo simplificado para diversos cargos de professores da rede municipal de ensino de Patos de Minas tem recebido diversas reclamações de quem participou. Ouvintes da Rádio Clube 98 entraram em contato com nossa reportagem e apontaram erros nas questões, nos gabaritos e problemas para receber parecer de recursos.

Em conversa com o jornalismo do portal Clube Notícia, professores reclamaram do curto prazo para fazer as inscrições, bem como entre o lançamento do edital (03/05) e aplicação da prova (04/06). Além disso, questionaram a quantidade de conteúdo cobrado “como se fosse concurso público”, diferente da estrutura de um processo simplificado para contratação temporária, e dos valores de inscrição e para envio de documentação para a cidade de Nova Lima.

“Não entendemos porque somente a Educação é tão complicada, tivemos um processo seletivo simplificado para cadastro reserva, com taxa altíssima de inscrição, foi contratada uma banca examinadora de péssima qualidade, cheia de erros, e mesmo entrando com recurso, os mesmos não foram aceitos”, queixa-se uma professora.

Além dos valores, os profissionais ressaltaram ainda os diversos erros ortográficos, as condições de leitura de algumas questões e recursos de anulação não aceitos.

As questões 06, 10 e 13 foram enviadas para o recurso, sendo negado pela banca examinadora e não sendo anuladas. Com isso, eles apontam que inúmeras pessoas foram prejudicadas com a não anulação de perguntas que a banca errou, fazendo com que zerassem a matéria e sendo assim eliminados, pois os recursos não foram aceitos.

Diante disso muitos foram reprovados mesmo tendo notas como 19, 20, 24, 25, enquanto outros com notas 7, 8, 9 e 10 foram aprovados.

Uma das professoras questiona:

“Qual o critério deles? Primeiro, é uma lista provisória, processo simplificado, não é concurso, não deveria desclassificar, deveria sim fazer uma lista de acordo com a pontuação, quem pontuou melhor fica na frente. Outro detalhe: não estamos tendo a quem recorrer para procurar uma solução, ligamos na prefeitura e ninguém nos da um retorno; na Reis & Reis – Auditores Associados (que são os responsáveis por elaborar as provas) também não nos dão nenhum retorno. Queremos apenas que seja feito um processo seletivo de forma justa para todos”, ressalta uma professora.

Mesmo apontando os erros e falhas no dia (22/06), os professores entraram novamente com os recursos e mais uma vez não foram aceitos. Segue abaixo a solicitação e a resposta da banca.

O departamento de jornalismo do portal Clube Notícia entrou em contato com a empresa auditora da prova, que respondeu:

“Temos a esclarecer que o referido processo teve seu resultado provisório divulgado em 19/06/2023, e, em geral são normais as reclamações daqueles que infelizmente não tiveram seus anseios de aprovação concretizados; fato é que o referido processo foi realizado dentro da normalidade, com a mais absoluta transparência, para um total de 3.350 candidatos inscritos.
​As provas objetivas foram realizadas por 3.142 candidatos, com aproximadamente 86% de aprovação, sendo 2.716 candidatos aprovados e 426 candidatos reprovados, tendo sido aplicadas um total de 175 questões das quais apenas quatro foram anuladas pela banca examinadora, o que evidencia a falta de fundamento das reclamações relatadas.”

Nossa reportagem também contatou a Prefeitura de Patos de Minas e aguarda um posicionamento que, quando enviado, será acrescido neste espaço.