Ontem, quarta-feira, 1° de junho foi comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU, da sigla em inglês), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. De acordo com a Pesquisa Agrícola do IBGE, Patos de Minas é destaque na produção de leite, sendo o maior produtor leiteiro do estado, com o oitavo maior rebanho de Minas Gerais.
Nesta quinta-feira (02/6), o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo, falou sobre a importância do mercado leiteiro para Patos de Minas e região, além de destacar os principais desafios enfrentados pelos pequenos produtores.
“Eu chamo esse pessoal de guerreiros, porque se manter na condição de tirador de leite, produtor de leite é muito difícil, é um rebanho caríssimo de ser mantido, o cuidado veterinário é constante, desde o grande produtor que tem o médico veterinário na própria fazenda até o pequeno produtor que esporadicamente recorre ao veterinário para socorrer quando existe algum problema com algum animal, a condição de tirar o leite em relação a situação financeira para muitos produtores, principalmente os pequenos e médios, é uma situação muito difícil,” reconheceu o comunicador.
Na oportunidade Braz Paulo, destacou a necessidade de valorização do produtor de leite, principalmente por parte dos órgãos públicos.
Confira a entrevista na íntegra: