Ouça ao Vivo:
Pesquisar
Close this search box.
Ouça ao Vivo:

Professor Braz Paulo destaca importância da participação efetiva dos jovens nas eleições de 2022; confira como fazer ou regularizar o título de eleitor

Data limite para fazer ou regularizar o título é 4 de maio

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Porém, muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral.  É necessário, contudo, ficar atento ao prazo para tirar o documento. Data limite para fazer ou regularizar o título é 4 de maio.

Nesta quinta-feira (24), o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo, falou sobre a importância de exercer a democracia. De forma muito consciente Braz Paulo lembrou a luta de pessoas emblemáticas para que o Brasileiro pudesse ter o direito ao voto.

“O que garante a democracia, o que garante a alternância dos governantes seja em qualquer escala, federal, estadual ou municipal, é o voto e o que me entristece e muitas vezes me deixa até meio reflexivo é referente a pouca adesão da juventude para fazer seu título de eleitor,” ressaltou o comunicador e professor.

É possível fazer a emissão do título de forma on-line, por meio do sistema TítuloNet, utilizando computador, tablet ou celular. Para tanto, basta acessar o sistema,selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto.

Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência. Homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar. As imagens devem estar totalmente legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.

Confira a entrevista na íntegra:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>