A Secretaria de Saúde, finalizou a apuração do Censo Animal 2021, contabilizando 44.201 cães e gatos domiciliados no município, sendo 34.001 na área urbana e 10.200 na zona rural. O levantamento, realizado nos dois meses finais do ano passado, tem por objetivo auxiliar no planejamento adequado do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos.
A metodologia para os animais de rua é outra, mas também será realizado o censo deles. A estimativa é que seja algo em torno de 8 mil animais.
Nesta quinta-feira, 23 de junho, o comentarista do Sistema Clube, Professor Braz Paulo fez uma breve analise sobre os números apresentados.
“Quando falamos em animais de rua, estamos falando em um número em torno de 8 mil e nada é mais desprezível que pessoas que por exemplo que maltratam, prendem, fazem castrações incompletas, furam olhos dos animais e até envenenam esses animais, e isso é muito triste, é lamentável,” explicou o comunicador ressaltando a importância do trabalho de grupos e entidades que realizam um belíssimo trabalho em prol a causa animal.
O Educador e comunicador também abriu uma breve discussão em torno da importância da educação ao cuidado animal.
“É como se fosse de fato uma cultura, como temos a educação para inclusão, como a gente tem a educação para o trânsito, é importante que a gente tenha a educação para o cuidado animal,” destacou o comunicador.
Confira a entrevista na íntegra: