Ouça ao Vivo:

“Prevenção da violência sexual, física e mental contra a mulher” é tema de Encontro Intersetorial; entenda como funciona a rede de atendimento

O objetivo principal foi orientar os profissionais presentes quanto ao fluxo de atendimento às vítimas, fortalecendo a rede de apoio

Cerca de 200 pessoas participaram, na tarde desta sexta-feira (26/8), do II Encontro de Práticas Intersetoriais: Vigilância em Saúde e Atenção Básica, cujo tema  foi a prevenção da violência sexual, física e mental contra a mulher. O objetivo principal foi orientar os profissionais presentes quanto ao fluxo de atendimento às vítimas, fortalecendo a rede de apoio.

Para isso foram apresentados os trabalhos realizados nesse segmento pelas secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social (em especial pelo Centro de Referência da Mulher-CRM), pelo Ministério Público e pelas polícias Militar e Civil. A diretora de Vigilância em Saúde, Lílian Marinho, destacou o bom número de participantes e a riqueza das palestras. 

Para a coordenadora do CRM, Raisa Noronha, o encontro de práticas intersetoriais é de suma importância. “As consequências da violência contra a mulher são multidimensionais, não ficam restritas ao âmbito familiar ou judicial. O combate precisa acontecer de forma sistemática, e a integração de uma rede de prevenção e apoio é o caminho para minimizarmos os danos e atacarmos esse mal pela raiz”, disse.

Violência contra a mulher e saúde pública são temas diretamente relacionados, pois as vítimas desse tipo de crime são mais propensas a necessitar de atendimento médico-hospitalar. Os danos físicos e/ou psicológicos podem ser temporários ou permanentes, o que, de uma forma ou de outra, vão demandar tratamento. 

Importante saber!

  • Onde denunciar: pelos telefones 190 ou 180, sendo a anônima a denúncia
  • Em caso de violência sexual, a referência para o primeiro atendimento (primeiras 72 horas) é o Hospital Regional Antônio Dias
  • No SAE/Secretaria Municipal de Saúde: ofertados serviços de assistência especializada a mulheres que sofrem violência sexual (acompanhamento por equipe multidisciplinar – ginecologista, psicólogo, enfermeiro e infectologista)
  • Qual o contato do CRM: 3822-9827 (Av. Getúlio Vargas, prédio do antigo fórum)
Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>