Ouça ao Vivo:

Prefeitura confirma que após remanejamento de servidora USF na comunidade de Boassara estará aberta apenas uma vez ao mês

Está sendo estudada a possibilidade da funcionária estar em Boassara duas vezes por semana, mas não é dado como certo

Moradores da comunidade de Boassara, em Patos de Minas, procuraram o jornalismo da Rádio Clube98 na última quinta-feira (28), para falar sobre a suposta intensão da prefeitura municipal em fechar a unidade básica de saúde da comunidade, os moradores informaram que inclusive uma servidora já havia sido comunicada sobre a sua transferência para a USF do Distrito de Alagoas, com a justificativa que após visita técnica teria sido constatado baixa demanda do serviço de enfermagem.

A prefeitura negou o encerramento dos atendimentos. Em nota a administração municipal respondeu que o posto de saúde em Boassara oferta atendimento periódico com uma equipe de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, profissionais esses que continuarão cumprindo o serviço normalmente.  Ainda segundo a prefeitura, a referida servidora, que é auxiliar de enfermagem, será remanejada para Alagoas pois a unidade do distrito hoje possui demanda maior, sendo necessário reforçar o quadro de funcionários.

Porém os moradores continuaram contestando, afirmando que a funcionária que será remanejada é a única profissional fixa na unidade, segundo relatado por moradores que procuraram a Rádio Clube98 nesta sexta-feira (28), apenas uma vez por mês uma equipe vai até a comunidade para realizar os atendimentos e a maior preocupação da população da comunidade é em relação a como ficará o atendimento nos outros dias do mês.

O jornalismo da Rádio Clube98 solicitou um novo posicionamento da prefeitura de Patos de Minas, sobre as alegações apresentadas pelos moradores além de requerer os dias e horários de funcionamento da Unidade de Saúde após o remanejamento da servidora.

Já durante a tarde desta sexta-feira (29) a assessoria de comunicação da prefeitura de Patos de Minas, respondeu a demanda por meio de nota , justificando o remanejamento da servidora, confirmando que o atendimento médico nas comunidades rurais já ocorre uma vez por mês, com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem e comunicando que estão estudando a possibilidade da funcionária estar em Boassara duas vezes por semana, mas ressaltando que não é dado como certo pois depende das urgências em Alagoas serem minimizadas.

Confira a nota na íntegra

A funcionária do posto de saúde de Boassara, que é auxiliar de enfermagem, tem carga horária reduzida de quatro horas por dia. Os relatórios de produtividade apresentados por ela demonstram número muito reduzido de atendimentos, o que levou a administração a remanejá-la para Alagoas. Enquanto na comunidade há pouco mais de 100 moradores referenciados, no distrito esse número é superior a 700 pessoas e a demanda por serviços auxiliares de enfermagem é muito grande.  

O atendimento médico nas comunidades rurais já ocorre uma vez por mês, com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem; portanto essa assistência profissional em si não sofre alteração. Estuda-se a possibilidade de a funcionária estar em Boassara duas vezes por semana, mas não é dado como certo pois depende de as urgências em Alagoas serem minimizadas. 

Os moradores de Boassara têm apoio de agente de saúde da região, sendo que o novo processo seletivo para cargos da Saúde dispõe de vaga exclusiva de ACS para a comunidade. 

Ainda com o objetivo de esclarecer os fatos e levar a informação clara e objetiva para a população, o departamento de jornalismo do Sistema Clube, questionou a administração municipal se a partir da próxima semana o posto de saúde seria aberto apenas uma vez por mês, no dia em que a equipe estivesse prestando os atendimentos. A resposta enviada foi: ” A princípio sim, digo a princípio em razão da possibilidade listada na nota de ela estar dois dias em Boassara”

Também foi questionado sobre como a população é informada sobre os dias de atendimento, marcação de consultas e outras demandas, sobre esse questionamento foi informado que é feito uma escala de atendimentos, e que em maio a equipe estará em Boassara no dia 3. Também informaram que há grupos de WhastApp com a comunidade e sempre tem um morador referência para contato das equipes e disseminação dessas informações.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>