Nesta segunda-feira, (28), a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 46º Batalhão, prestou apoio ao Conselho Tutelar de Patrocínio no atendimento a uma ocorrência de possível abandono de incapazes no bairro Serra Negra.
As conselheiras tutelares compareceram à sede do Batalhão acompanhadas de duas crianças, de 09 e 07 anos de idade, após serem acionadas via denúncia anônima relatando que os menores estariam sozinhos em casa desde a tarde do domingo anterior, sem a presença da mãe, e em situação de vulnerabilidade.
Segundo o relato colhido, as crianças estariam na rua e sem alimentação adequada. O fato teria ocorrido na Rua Portugal, onde, ao chegar ao local, as conselheiras foram recebidas pelos próprios menores, que confirmaram que a mãe havia saído de casa no dia anterior, por volta das 17h, acompanhada de outros adultos, deixando-os sozinhos durante toda a noite.
Além disso, foi constatado que a residência encontrava-se em condições precárias de higiene e organização, com alimentos armazenados de forma inadequada, reforçando a situação de negligência.
Diante dos fatos, as conselheiras acionaram a Polícia Militar para registro da ocorrência e providenciaram o acolhimento das crianças, que foram temporariamente entregues à guarda do pai, localizado pelos órgãos de proteção.
As guarnições policiais realizaram diligências em busca da mãe das crianças, mas até o momento ela não foi localizada. O caso será acompanhado pelos órgãos competentes, incluindo o Conselho Tutelar e a Polícia Civil.
A Polícia Militar reforça a importância da participação da comunidade, que, por meio de denúncias responsáveis, contribui para a proteção da infância e juventude. Em situações semelhantes, a população deve acionar imediatamente a PM pelo número 190 ou o Conselho Tutelar local.