Na última quarta-feira (23), o ex Padre da Igreja Católica Bernardino Batista dos Santos de 76 anos, natural da cidade de São Gotardo, foi preso na cidade de Juatuba em Minas Gerais. Ele é suspeito de abusar sexualmente de mais de 60 crianças, quando ainda atuava como líder religioso na cidade de Belo Horizonte. A maioria dos crimes ocorreram no início dos anos 2000, o que dificultou as investigações e a prisão do homem.
Segundo informações fornecidas pela Assessoria de Imprensa da Polícia Civil de São Gotardo, as investigações começaram após uma primeira denúncia ocorrida no ano de 2021. Uma das vítimas criou uma página no Instagram denominada “Vítimas do Santo do Paranaíso“, onde a partir desta primeira denúncia e criação da página, outras mulheres vítimas do ex padre se uniram e começaram a reunir provas contra o líder religioso, além de contarem seus relatos na página do Instagram.
De acordo com os relatos, o ex padre promovia excursões e passeios com as crianças, alguns deles em uma chácara o qual ele tinha na cidade de Tiros e aproveitava de momentos oportunos para realizar os abusos. Em muitas vezes, o crime ocorria no mesmo ambiente em que os pais das crianças estavam, segundo informações passadas pelo delegado de São Gotardo, Dr. Bruno Henrique.
A partir das denúncias, uma investigação foi aberta pela Polícia Civil de Belo Horizonte e repassada para a Polícia Civil de Tiros, porém devido a mudanças nas Leis Federais relacionadas a este tipo de crime, somente após uma denúncia de um abuso sexual realizado pelo ex padre no ano de 2016, a PC pôde efetuar o pedido de prisão do homem acusado dos crimes, ocorrida nesta quarta-feira (23).
Com a prisão do ex padre, as investigações continuarão e a Polícia Civil pede para que mais vítimas abusadas pelo homem, possam declarar seus depoimentos para que mais provas possam ser reunidas.
Fonte: SG Agora