Ouça ao Vivo:

Polícia Ambiental prende autor por cativeiro de espécies da fauna silvestre sem licença em Arapuá

Após a soltura, cinco gaiolas e as três armadilhas apreendidas, foram destruídas no local

Durante abordagem policial na cidade de Arapuá, nesse sábado (11), foram encontrado no local três armadilhas utilizadas para captura de pássaros, sendo uma conhecida por alçapão e duas conhecidas por redes batedeiras.

O autor alegou que é criador amadorista registrado, mas não foi apresentado o cadastro junto ao órgão ambiental nem a relação de passeriformes.

Diante do exposto autor foi preso em flagrante delito sendo liberado após assinatura do Termo de Compromisso de Comparecimento ao Fórum.

Os pássaros foram apreendidos, sendo feito contato no CETRAS onde relataram que devido ao contido no Memorando IEF/GCSIL Nº 48/2025, que restringe o recebimento de animais silvestres nos CETRAS do estado de Minas Gerais. Como medidas de contenção da influenza aviária de alta patogenicidade, estavam impossibilitados de receber os pássaros em questão, sendo então os que estavam anilhados confiados em depósito ao autor e os demais soltos em seu habitat natural após analisados por médico veterinário que expediu laudo constatando que estavam aptos à soltura.

Após a soltura, cinco gaiolas e as três armadilhas apreendidas, foram destruídas no local, nos termos do § 3º, artigo 102, do Decreto 47.383/18, sendo lavrado o competente Termo e os resíduos descartados no aterro municipal.

Foi lavrado Auto de Infração nº 712118/2025 no valor total de 4.710 UFEMG (R$ 26.051,01)

Durante atendimento do denuncia foi verificado que eram mantidos em cativeiro (gaiolas e viveiros) 12 (doze) pássaros da fauna silvestre, sendo:
-03 da espécie conhecida por pintassilgo (sem anilhas);
-03 da espécie conhecida por trinca ferro (dois sem anilhas e um com anilha ibama)
-02 da espécie conhecida por azulão, ambos anilhados;
-02 da espécie conhecida por sabiá laranjeira (sem anilhas);
-01 da espécie conhecida por caboclinho frade (sem anilha);
-01 da espécie conhecida por coleirinho (sem anilha);

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>