Ouça ao Vivo:

Pesquisa indica algumas marcas de pão de forma que têm alto teor alcoólico

O álcool presente nos produtos é proveniente do processo de fermentação e do uso de conservantes.

Pão de forma com teor alcoólico, isso é possível? Um estudo divulgado nesta quarta-feira (10) pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, do grupo Euroconsumers, confirmou a possibilidade e apontou que algumas marcas populares de pão de forma em supermercado apresentam alto teor alcoólico, o que segundo a organização é prejudicial ao ser humano, em especial grávida e bebês.

Ainda de acordo com a pesquisa, dos dez produtos analisados, seis seriam considerados alimentos alcoólicos se existisse uma legislação para a categoria semelhante à de bebidas. O álcool presente nos produtos é proveniente do processo de fermentação e do uso de conservantes. Durante todo o processo, para chegar ao resultado, a Proteste precisou analisar o teor alcoolico de dez marcas de pão de forma. Muitas delas, as queridinhas dos brasileiros: Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold, Plusvita e Pulmann.

Ficou concluído que apenas os pães das últimas quatro marcas tem teor de etanol abaixo de 0,5%, grau limite para quem uma bebida seja considerada alcoólica. Para se ter ideia, um dos lotes da marca Visconti, tinha teor de 3,37% e da Bauducco, de 1,17% – sendo comparada com a cerveja Brahma chopp tem 4,8%.

“Ouvimos diversas vezes que alguns pães de forma cheiravam álcool, o que, no mínimo, é estranho. Sabemos que a fermentação implica a produção de álcool, mas em níveis tão baixos que ele é evaporado no momento em que o produto é assado. Também sabemos que o álcool entra na composição do antimofo que é aspergido sobre o produto pronto, mas, novamente, sua quantidade deveria ser tão pequena que desaparecesse antes de ser consumido”, diz Henrique Lian, diretor-executivo da Proteste / Euroconsumers Brasil, a Folha de SP.

Em alguns casos, houve variações entre os teores alcoólico dos lotes das mesmas marcas. Por exemplo, os pães da Bauducco analisados no segundo estágio, variaram de 1,17% a 0,66% – ainda que todos tenham registrado teor acima do permitido para uma bebida não ser classificada como alcoólica. O mesmo aconteceu com os pães Visconti, que variaram de 0,95% a 3,37%.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>