Há quem aprecie dias nublados, clima ameno e cheiro de terra molhada, porém, quando o assunto alcança o nível intenso, a maioria dos brasileiros associa os eventos naturais a destruição e prejuízos. É o que aponta a pesquisa “Natureza e Cidades: a relação dos brasileiros com a mudança climática”.
Segundo os dados do levantamento, 64% dos brasileiros – cerca de seis em cada dez pessoas – sentem medo de precipitações intensas e temporais.
Além disso, o estudo também mostra que oito em cada dez brasileiros estão preocupados com as mudanças climáticas e 71% dos entrevistados percebem que, com o passar do tempo, os eventos climáticos extremos estão ficando cada vez mais frequentes e intensos.
A pesquisa identificou ainda que 64% das pessoas sabem que a mudança do clima vai além do aquecimento do planeta. Para 93% dos brasileiros entrevistados, eventos como tempestades, ondas de calor e de frio, ciclones e outros, estão ficando cada vez mais intensos em todo o planeta. Por este motivo, para 91% dos brasileiros, as mudanças climáticas são consideradas importantes.
Cerca de uma a cada três pessoas (35%) já se sentiram impactadas ou tiveram um familiar diretamente impactado por fenômenos climáticos extremos. Entre esses impactados, 65% relatam alguma perda financeira, com prejuízo médio estimado de R$ 8.485,00 por pessoa.
Entre os eventos que geraram essas consequências diretas, os mais citados foram: chuvas fortes ou tempestades (45%), ventanias (21%), inundações e alagamentos (21%), ondas de calor (20%), períodos longos de estiagem (7%) e, por fim, deslizamentos de terra ou desmoronamentos (5%).
Em um recorte que considera a região onde vivem os entrevistados, a população que se sente mais impactada diretamente é a da Região Sul (45%), seguida por Sudeste (36%), Norte (34%), Centro-Oeste (32%) e Nordeste (29%).