Na última terça-feira (02/04), foi votado pelo plenário da Assembléia Legislativa o veto do Governador Romeu Zema a projeto do deputado Marquinho Lemos, que instituía uma tarifa única de pedágio para veículos que, tarifados a partir das 5h, retornem à mesma praça até 22h do mesmo dia. O projeto, que havia sido aprovado pelo plenário da Assembléia por unanimidade, tem como principal objetivo beneficiar pequenos produtores que necessitam passar mais de uma vez ao dia nas praças de pedágio para comercializar seus produtos.
O veto que teve 33 votos favoráveis e 24 contrários, foi mantido. Entre os deputados que votaram pela manutenção do veto está a representante de Patos e região na Assembléia, Deputada Lud Falcão. A deputada, que já chegou a postar nas redes sociais foto tirada na praça de pedágio da BR 365 com os dizeres “BR 365 – PRIMEIRO ASO OBRAS!!! DEPOIS O PEDÁGIO”, tem sido muito cobrada pela população por não assinar pedido de CPI para investigar as concessões de rodovias pelo governo Zema.
Apesar do projeto em questão prever que a nova regra valeria para novas licitações ou na renovação dos atuais contratos, existe uma pressão muito grande para que os atuais contratos em vigor, como o da BR 365, sofram aditivos para que este benefício seja concedido aos pequenos produtores que utilizam diariamente a rodovia, tendo que arcar várias vezes por dia com a tarifa do pedágio, que, aliás, hoje custa exorbitantes R$12,70 por eixo.