Com crescimento de casos notificados de Dengue em Patos de Minas, cuidados devem ser redobrados; ouça áudio

Apesar de existir uma concentração de casos em alguns bairros específicos, o cenário é de alerta em todo o município.
Foto: Reprodução

Durante o verão e após as duas enchentes que atingiram Patos de Minas em 2022, o alerta em relação ao mosquito Aedes aegypti deve ser redobrado. Em entrevista para Rádio Clube98, a agente de combate às endemias, Suelene Oliveira relatou que os casos de dengue em Patos de Minas estão crescendo consideravelmente.

“Têm chegado vários casos notificados aqui no Programa Municipal de Combate à Dengue, para melhor entender, casos notificados, são todos os casos em que o paciente apresenta sintomas suspeitos e vão até o médico com suspeita de Dengue” explicou Suelene.

O Programa Municipal de Combate à Dengue alerta toda população patense sobre a importância de redobrar os cuidados, principalmente neste momento em que altas temperaturas estão sendo registradas na Capital do Milho.

Por isso, se o agente de endemias bater à sua porta, abra e deixe-o entrar para verificar o seu imóvel. É importante ressaltar que todos os profissionais estarão uniformizados e com crachá. Denúncias de criadouros do mosquito podem ser feitas pelo aplicativo “Conecta Patos” ou também pelo telefone (34) 3822-9755, de segunda a sexta-feira das 07h às 17h.

Como fazer sua parte no combate ao Aedes em sua casa:

• Lixeiras sempre tampadas;

• Quintal sem lixo e entulhos, garrafas e baldes de cabeça para baixo;

• Reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios;

• Ralos limpos e com aplicação de tela;

• Não usar pratinhos que acumulam água para vasos de planta;

• Pote para água de animais limpos com bucha ou escova;

• Canaletas e calhas limpas;

• Manutenção periódica de piscinas e caixas d’água;

• Babosa e outras plantas que acumulam água em local coberto.

• Lonas bem esticadas, evitando formação de poças d’água;

• Não utilize garrafas pet com gotejador em plantas que tenham aberturas que o mosquito possa entrar para colocar ovos.

Suelene Oliveira, destacou que apesar de existir uma concentração de casos em alguns bairros específicos, o cenário é de alerta em todo o município, inclusive com casos notificados em todos os bairros de Patos de Minas.

Sintomas

Os sintomas da dengue costumam aparecer de 3 a 15 dias após a pessoa ser picada por um mosquito infectado com o vírus. A doença dura de dois a sete dias.

Os principais sintomas da dengue clássica são:

• febre
  • dores musculares intensas;
  • dor ao movimentar os olhos;
  • mal-estar;
  • náuseas e vômitos;
  • dor de cabeça;
  • manchas vermelhas no corpo.

Suelene Oliveira alerta que pessoas com dois ou mais desses sintomas, devem procurar o atendimento médico para que receba o tratamento adequado.

Confira a entrevista na íntegra: