A Equipe Nacional de Validação do Ministério da Saúde (MS) realizou uma visita técnica a Patos de Minas, entre os dias 23 a 25 de outubro, para certificar a eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis congênita.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde, a visita visou avaliar o desempenho do município em atingir as metas estabelecidas e reconhecer as boas práticas em saúde que contribuíram para esse importante marco.
O processo envolveu a análise das ações implementadas para prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento de gestantes e crianças em relação ao HIV e à sífilis congênita.
Durante a visita, quatro áreas temáticas foram avaliadas. Em relação aos “Programas e serviços de saúde”, o Ministério da Saúde avaliou a qualidade dos programas e serviços de saúde voltados para a prevenção e tratamento do HIV e da sífilis em Patos de Minas.
Sobre “Vigilância epidemiológica e qualidade de dados” foi analisada a precisão dos dados epidemiológicos relacionados ao HIV e à sífilis, bem como a qualidade das informações coletadas, foi criteriosamente examinada.
Referente à “Capacidade diagnóstica e qualidade dos testes”, houve a verificação da capacidade do município para diagnosticar essas doenças de forma eficaz, incluindo a qualidade dos testes realizados.
Em relação ao “Direitos humanos, igualdade de gênero e participação da comunidade”, a equipe do Ministério da Saúde assegurou que as ações implementadas em Patos de Minas estivessem alinhadas com estes princípios fundamentais.
É importante destacar que as ações de eliminação da transmissão vertical dessas doenças requerem uma abordagem abrangente e integrada, envolvendo diversos setores, como saúde, educação, assistência social e outros, para garantir que a prevenção e o tratamento sejam eficazes.
A visita contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, profissionais da Vigilância em Saúde, da atenção básica, da saúde materno-infantil, da atenção especializada, da rede laboratorial, dos gestores municipais e estaduais e do Conselho Municipal de Saúde.
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) Patos de Minas atuou na coordenação e no apoio às ações de eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis, e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica direcionou e acompanhou todo o processo de validação.
Diversas unidades de saúde do município foram minuciosamente avaliadas durante a visita, como o Serviço de Vigilância Epidemiológica, Laboratórios de Referência, Clínica de Especialidades, Maternidade Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), Unidade de Saúde Sorriso, Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) ampliado e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).