Patos de Minas recebe 3.179 chips para identificação de cães e gatos

Os chips servirão para realizar ações de promoção da saúde animal.

O Governo do Estado de Minas entregou hoje, 3.179 chips do programa “Conheça seu amigo” para o município de Patos de Minas.

Esses chips serão implantados em animais domésticos e servirão para realizar ações de promoção da saúde animal, educação humanitária com foco em guarda responsável e manejo ético populacional.

Nesta sexta-feira (12), a coordenadora da Zoonoses, Vanessa Ferreira, acompanhada de funcionários do órgão, compareceram à cerimônia de entrega realizada na Cidade Administrativa Tancredo Neves.

Conheça seu Amigo

O programa “Conheça seu Amigo”, envolve a doação, por parte do Estado, de microchips e leitores para identificação de cães e gatos para serem utilizados em animais de rua ou pertencentes à população de baixa renda, e também nos animais sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lares temporários.

Como contrapartida, os municípios deverão promover a castração dos animais microchipados e inserir os dados de cada indivíduo no Banco de Dados do Estado, conforme formato estabelecido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

“Tivemos muitos abandonos de animais domésticos durante a pandemia. E, para fazer política pública, é preciso conhecer esses animais, rastrear e acompanhar. Por isso, esses microchips entregues são tão importantes. A causa da fauna doméstica não é só uma questão ambiental e de saúde pública; ela mobiliza tanto que passa a ser uma questão afetiva. As pessoas têm amor por esses animais”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Marília Melo.

Problemas da fauna doméstica

O abandono de animais e a existência de cães e gatos sem dono são dois dos principais problemas enfrentados quando o assunto é a fauna doméstica. Mas, com a microchipagem, o município, ao localizar algum desses animais na rua, poderá usar o leitor do microchip para identificar a condição do cachorro ou gato encontrado. Será possível, por exemplo, verificar se o animal possui um tutor e, caso positivo, ele será acionado para buscar o pet.

Outro benefício da implantação da microchipagem é o combate ao abandono de animais, que é crime, com pena de detenção de até cinco anos, conforme diz a Lei Federal nº 14.064/20. Políticas públicas para animais também podem ser mais bem elaboradas com o instrumento, como a criação de locais para abrigar animais, aperfeiçoamento das campanhas de vacinação, programas de castração, entre outros.