Patos de Minas recebe nesta quarta-feira (16) e nos dias 17 e 18 de abril, a 2ª edição da Mostra Noite de Cinema Brasil. O evento, que tem entrada gratuita, será realizado ao ar livre e com classificação livre, oferecendo à população uma experiência cultural acessível e democrática. As sessões terão início às 19h, sendo realizadas na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores do Areado, no dia 16; no Espaço do Cristávo (Av. Brasil), no dia 17; e na Praça da Av. Getúlio Vargas, no dia 18.
A atração exibida será a animação “Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”, dirigida pelo mineiro Guilherme Fiúza Zenha. O filme, 100% brasileiro, promete agradar públicos de todas as idades com uma narrativa leve e divertida. Além da apresentação de “Chef Jack”, haverá a exibição de produções locais. O evento oferece pipoca, refresco e estrutura completa para receber o público com conforto e qualidade, incluindo audiodescrição, Libras e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Após passar por Patos de Minas, o projeto seguirá para outras duas cidades mineiras: São Gonçalo do Pará, no dia 3 de maio; e Governador Valadares, nos dias 29, 30 e 31 de maio.
Idealizada pelo Coletivo Noite de Cinema, a mostra é realizada desde 2012, quando começou com projeções em muros e praças do bairro Maria Helena, em Belo Horizonte. Desde então, o projeto cresceu e já atingiu mais de 140 mil espectadores, levando cinema brasileiro a locais com pouco ou nenhum acesso ao audiovisual.
Segundo Oderval Júnior, coordenador do coletivo, o objetivo é ampliar o acesso da população ao cinema nacional. “Nossa jornada esse ano iniciou por Montes Claros, com sessões gratuitas de cinema ao ar livre, para todas as idades e uma programação recheada de filmes brasileiros”, destaca.
A Mostra Noite de Cinema na Metropolitana conta com estrutura profissional, incluindo tela inflável e equipamentos de projeção e som de alta qualidade. O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio das empresas WLM e Hypofarma, além do apoio das prefeituras e instituições locais.
Programação 2ª edição da Mostra Noite de Cinema Brasil
Em todas as cidades serão exibidos o filme “Chef Jack” e produções locais.
Sinopse: “Chef Jack – o cozinheiro aventureiro” conta a história do cozinheiro Jack, um rapaz vaidoso que se mete em diversas aventuras para conseguir ingredientes mais raros do mundo e completar suas receitas únicas. Direção: Guilherme Fiuza Zenha.
Patos de Minas
Datas: 16, 17 e 18 de abril, às 19h
- 16/04 – Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores do Areado
- 17/04 – Espaço do Cristávo (Av. Brasil)
- 18/04 – Praça da Av. Getúlio Vargas
Confira a entrevista com Oderval Junior coordenador do Noite de Cinema Brasil:
Imagens: